terça-feira, 27 de novembro de 2012

Grife Diesel cria linha “made in Africa”, em parceria com Bono Vox



O dono da grife Diesel, Renzo Rosso, desenvolverá uma linha “made in Africa” de roupas utilizando algodão cultivado ecologicamente no continente. O projeto será realizado em parceria com a marca Edun, do cantor Bono Vox e sua esposa Ali Hewson.

O casal possui fazendas onde cultiva algodão ecológico, uma vez que a marca do vocalista do U2 é ligada a projetos de moda sustentável e ética, e pretende aumentar sua produção para que a grife italiana também possa utilizar a matéria-prima. 

Tanto Bono como Rosso tentaram evitar os questionamentos sobre o mercado da filantropia relacionado a uma indústria lucrativa. Entre as palavras, disseram que “não é caridade, é apenas trabalho. Não é ajuda, é parceria”. O discurso também foi seguido por Simone Cipriani, diretor do Ethical Fashion Initiative (EFI), instituição que desenvolve um trabalho junto aos artesãos da África e Haiti e com as maiores marcas de luxo do mundo.

Para a confecção da linha seria usado mão de obra artesanal africana e material reciclado, porém não em todas as peças. A recompensa será o investimento em educação e escolas. Além de, logicamente, oferecer boas condições de trabalho.

O projeto ainda poderia ser melhor se houvesse uma contribuição cultural das artesãs africanas na produção. A iniciativa, no entanto, aproveitará apenas o trabalho braçal, sem que haja uma ação coletiva e criativa a fim de desenvolver produtos com valores culturais significativos da região.

A Diesel está entre as marcas, avaliadas pelo Greenpeace, em que foram descobertas a utilização de químicos proibidos na União Europeia que poluem a água e podem afetar a saúde humana. 


Com informações da Folha.

Fonte: CicloVivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário