sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Greenpeace elabora ranking de sustentabilidade para empresas de tecnologia



Se antes os empresários não levavam em conta as preocupações sociais e ambientais, hoje é preciso render-se à sustentabilidade para continuar prosperando: veja as cinco empresas de tecnologia mais verdes do ano, eleitas pelo Greenpeace.

O Guide to Greener Eletronics é um relatório anual feito pela ONG que classifica as 16 empresas de tecnologia que adotaram as melhores práticas de gestão sustentável. O CicloVivo mostra quais foram as melhores colocadas.

1. Wipro

A empresa indiana de eletrônicos aparece pela primeira vez no Guia do Greenpeace, ocupando o primeiro lugar do ranking. A Wipro, que estabeleceu a meta de reduzir 85% das suas emissões de poluentes, atualmente, é líder em utilização de energia renovável e em redução de gases de efeito estufa. A empresa indiana também ganhou pontos por seu programa de coleta de lixo eletrônico, pela reciclagem dos materiais e pela limpeza dos resíduos contaminantes utilizados na fabricação dos produtos. Diante de todas essas preocupações ambientais, a companhia ficou com a nota mais alta – 7,1 – sendo que, a pontuação máxima do ranking é dez.

2. HP

A Hewllett-Packard, que ocupava o 1º lugar na edição anterior do relatório, tirou 5,7 na avaliação do Greenpeace e caiu uma posição neste ano. A empresa oferece produtos com boa eficiência energética, além de fazer uma gestão criteriosa de sua cadeia de fornecedores. A empresa norte-americana também é considerada líder em operações sustentáveis devido a seu programa de monitoramento de emissões de carbono.  Mais informações

3. Nokia

A tradicional marca finlandesa obteve nota 5,4 na avaliação. A empresa investe em projetos de carregamento fotovoltaico para celulares, mas, segundo o Greenpeace, ainda precisa desenvolver novas estratégias de redução de consumo de energia, seja em eficiência energética ou no aumento do uso de fontes renováveis. Embora tenha ficado com a medalha de bronze no relatório, a Nokia deverá definir novas metas de redução de gases de efeito estufa em 30% nos próximos três anos.

4. Acer

Em comparação à edição anterior, a empresa do Taiwan subiu nove posições no ranking do Greenpeace, passando a ocupar o quarto lugar. Suas ações sustentáveis são cada vez mais amplas – como os esforços para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e diminuir o uso de contaminantes e substâncias tóxicas na fabricação dos computadores. Além disso, a Acer ganhou destaque por evitar a extração de minerais em áreas de conflito e por monitorar a cadeia produtiva. O conjunto de iniciativas sustentáveis que foi adotado rendeu à Acer a nota 5,1 no relatório.

5. Dell

A empresa, que levou a medalha de prata na edição anterior da publicação, agora figura no quinto lugar do ranking das 16 empresas de tecnologia mais verdes do mundo.  O principal motivo apontado pela ONG é a elaboração dos produtos da Dell: a fabricante não cumpriu com o compromisso de eliminar o uso de PVC e de BFR nos processos de produção, mesmo após assinar o acordo.  Por isso, a nota atribuída à Dell no relatório foi de 4,6.


Clique aqui para acessar o Guide to Greener Eletronics na íntegra.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário