Pesquisadores viabilizam a reciclagem do material didático
utilizado por alunos de escolas públicas e particulares em todo o país. Um
projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) pretende
reaproveitar a quantidade de exemplares distribuídos anualmente.
Quatro milhões de toneladas de papel são recicladas
anualmente no país, um volume equivalente a 43,5% do total consumido pelos
brasileiros em 12 meses. Este número pode aumentar com o melhor aproveitamento
de materiais específicos, como os livros didáticos usados por alunos de escolas
particulares e públicas.
Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação, o FNDE, quase 138 milhões de exemplares foram distribuídos em 2011.
Considerando as características médias de um livro, um total de 123 mil
toneladas de papel têm potencial para reciclagem. Pensando nisso, o IPT
realizou um projeto de pesquisa em amostras do miolo e da capa dos livros que
mostrou a viabilidade do reaproveitamento do papel em produtos de maior ou
menor valor agregado.
A ação do Laboratório de Papel e Celulose foi proposto para preencher uma lacuna em
estudos específicos sobre a reciclagem dos livros didáticos. Grande parte deles
é impressa em quatro cores e tem lombada quadrada e miolo fixado com cola de
poliuretano. Para um reaproveitamento eficiente, a reciclagem vai remover os
pigmentos coloridos e a cola, a fim de evitar os resíduos colantes que se
depositam sobre o papel ao longo do processo.
Embora represente uma redução no uso de recursos naturais, a reciclagem
do papel é um processo mais complexo em comparação à obtenção de fibras
virgens, já que, geralmente, os papéis recuperados consistem em uma mistura de
diferentes fontes. Eles possuem uma série de contaminantes – como corantes,
revestimentos, laminações e adesivos –
que acabaram sendo misturados durante o ciclo de vida ou de coleta. Além
disso, os papéis acumulam outros resíduos, como grampos, clipes e
elásticos. Os processos de reciclagem
de cozimento com solução alcalina e destintamento resultaram em papéis com
pouca ou quase nenhuma impureza e com alvura equivalente a dos papéis
empregados na confecção
A ação do Laboratório de Papel e Celulose foi proposto para preencher uma lacuna em
estudos específicos sobre a reciclagem dos livros didáticos. Grande parte deles
é impressa em quatro cores e tem lombada quadrada e miolo fixado com cola de
poliuretano. Para um reaproveitamento eficiente, a reciclagem vai remover os
pigmentos coloridos e a cola, a fim de evitar os resíduos colantes que se
depositam sobre o papel ao longo do processo.
Embora represente uma redução no uso de recursos naturais, a reciclagem
do papel é um processo mais complexo em comparação à obtenção de fibras
virgens, já que, geralmente, os papéis recuperados consistem em uma mistura de
diferentes fontes. Eles possuem uma série de contaminantes – como corantes,
revestimentos, laminações e adesivos –
que acabaram sendo misturados durante o ciclo de vida ou de coleta. Além
disso, os papéis acumulam outros resíduos, como grampos, clipes e elásticos. Os processos de reciclagem de cozimento com
solução alcalina e destintamento resultaram em papéis com pouca ou quase
nenhuma impureza e com alvura equivalente a dos papéis empregados na confecção
A ação do Laboratório de Papel e Celulose foi proposto para preencher uma lacuna em
estudos específicos sobre a reciclagem dos livros didáticos. Grande parte deles
é impressa em quatro cores e tem lombada quadrada e miolo fixado com cola de
poliuretano. Para um reaproveitamento eficiente, a reciclagem vai remover os
pigmentos coloridos e a cola, a fim de evitar os resíduos colantes que se
depositam sobre o papel ao longo do processo.
Embora represente uma redução no uso de recursos naturais, a reciclagem
do papel é um processo mais complexo em comparação à obtenção de fibras
virgens, já que, geralmente, os papéis recuperados consistem em uma mistura de
diferentes fontes. Eles possuem uma série de contaminantes – como corantes,
revestimentos, laminações e adesivos – que
acabaram sendo misturados durante o ciclo de vida ou de coleta. Além disso, os
papéis acumulam outros resíduos, como grampos, clipes e elásticos. Os processos de reciclagem de cozimento com
solução alcalina e destintamento resultaram em papéis com pouca ou quase
nenhuma impureza e com alvura equivalente a dos papéis empregados na confecção
A ação do Laboratório de Papel e Celulose foi proposto para preencher uma lacuna em
estudos específicos sobre a reciclagem dos livros didáticos. Grande parte deles
é impressa em quatro cores e tem lombada quadrada e miolo fixado com cola de
poliuretano. Para um reaproveitamento eficiente, a reciclagem vai remover os
pigmentos coloridos e a cola, a fim de evitar os resíduos colantes que se
depositam sobre o papel ao longo do processo.
Embora represente uma redução no uso de recursos naturais, a
reciclagem do papel é um processo mais complexo em comparação à obtenção de
fibras virgens, já que, geralmente, os papéis recuperados consistem em uma
mistura de diferentes fontes. Eles possuem uma série de contaminantes – como
corantes, revestimentos, laminações e adesivos – que acabaram sendo misturados durante o ciclo
de vida ou de coleta. Além disso, os papéis acumulam outros resíduos, como
grampos, clipes e elásticos.
Os processos de reciclagem de cozimento com solução alcalina
e destintamento resultaram em papéis com pouca ou quase nenhuma impureza e com
alvura equivalente a dos papéis empregados na confecção dos livros didáticos.
Porém, a reciclagem pelo método de desagregação não trouxe
resultados tão positivos. Os papéis obtidos apresentaram um alto teor de
sujidade, a ponto de impedir a determinação de sua alvura. No entanto, isso não
descarta a reutilização: sua aplicação pode ser destinada a outros produtos,
como chapas de papelão ondulado e cartões multicamada, que não exigem
requisitos de aparência.
Com informações do IPT.
Fonte: Ciclo Vivo