quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Embrapa desenvolve alface transgênica com alto teor de ácido fólico


A Embrapa deve colocar no mercado nos próximos cinco anos um tipo de alface transgênica com alta concentração de ácido fólico. Segundo o pesquisador Francisco Aragão, coordenador do projeto, alface já produz a vitamina, mas em pequenas quantidades.


A proposta do estudo, que começou em 2006, é aumentar a produção das moléculas que dão origem ao ácido fólico por meio de genes de Arabidopsis thaliana, uma “planta-modelo” utilizada na biotecnologia vegetal. “Os estudos foram realizados de duas maneiras: no primeiro caso, o gene foi inserido no genoma nuclear da planta e no segundo, no cloroplasto (parte da planta responsável pela fotossíntese). A primeira vertente resultou em linhagens de plantas com até 15 vezes mais ácido fólico e a segunda, com duas vezes mais. Aragão pretende iniciar o cruzamento entre as duas variedades para tentar alcançar índices ainda maiores da vitamina nas plantas”, explica o site da Embrapa.

O argumento principal para o desenvolvimento da alface transgênica é que a ausência de ácido fólico no organismo pode causar problemas que vão de depressão a complicações na gravidez. Para complementar a alimentação, há quase uma década a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que o ácido fólico seja acrescentado à farinha industrializada.

A dose diária de ácido fólico recomendada para um adulto a partir de 15 anos é de 0.4 mg. A ingestão de duas folhas das alfaces geneticamente modificadas representa 70% da necessidade diária.

Fonte: Superinteressante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário