terça-feira, 13 de novembro de 2012

Abelhas: pesquisa avalia importância da polinização agrícola


Pesquisa avalia a importância da polinização agrícola por abelhas para o desenvolvimento de um sistema de produção sustentável. Segundo a pesquisadora da Embrapa Kátia Braga, já existe consenso no Brasil de que a produtividade das culturas agrícolas, incluindo as sob sistema orgânico de produção, está aquém de seu potencial devido a um déficit na polinização. "Esse déficit pode ser ocasionado por práticas não amigáveis às abelhas, como o uso frequente de agroquímicos e a ausência de vegetação natural nas proximidades da área cultivada."

Ao salientar a importância das abelhas na produção agrícola, Kátia ressalta estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), segundo o qual 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo são polinizadas por esses insetos.

Enquanto no mundo estima-se que existam mais de 20.000 espécies de abelhas, o Brasil, devido as suas proporções continentais e riqueza de ecossistemas, abriga cerca de ¼ destas espécies (cerca de 5.000).

"Se as abelhas são os principais polinizadores das plantas cultivadas, como estima o estudo da FAO, precisamos conhecer as abelhas sem ferrão assim como as outras espécies de abelhas nativas do Brasil (sociais ou solitárias), aprender a conservá-las nos ambientes naturais e manejá-las para a polinização agrícola. Dessa forma, podemos contribuir para uma maior produtividade dos frutos e sementes que utilizamos em nossa alimentação e dos animais domésticos e, também, de sementes para o plantio e cultivo de diversas espécies", enfatiza Kátia.

Fonte: Terra.com  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário