segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pesquisadores promovem ações de equilíbrio sustentável no Estuário do Lagamar


Fundado na década de 80, o Instituto de Pesquisas Cananeia (IPeC) é responsável por realizar os programas de preservação ambiental em um dos maiores estuários do litoral brasileiro. O Instituto se destaca por meio do Projeto Boto Cinza, premiado pela Petrobras no ano passado.

A ONG é formada por pesquisadores voluntários que estudam o ecossistema do Estuário Lagamar, uma baía localizada entre o litoral paulista e paranaense, que se estende desde a cidade de Iguape até Paranaguá.

Desde 1981, o IPeC desenvolve importantes programas de preservação ao equilíbrio ecológico da área: o principal deles é o Projeto Boto Cinza, criado com o objetivo de proteger os golfinhos do Estuário, que, embora não sejam ameaçados por predadores naturais, sofrem com a ação do homem, que polui as zonas costeiras onde habitam os botos.


As ações de preservação, no entanto, não abrangem apenas os trabalhos dos pesquisadores do IPeC com os cetáceos: a equipe também desenvolve diversas atividades de educação ambiental para crianças e adolescentes nas comunidades do Estuário Lagamar. “Toda semana, promovemos atividades com os alunos das escolas de Cananeia. A cada seis meses, realizamos o Cruzeiro EducArte, que leva as ações do grupo às crianças e aos adolescentes das comunidades mais afastadas”, explica Lisa Oliveira, bióloga e pesquisadora do IPeC.

O Cruzeiro EducArte é uma iniciativa coordenada pelos voluntários do IPeC, que buscam crianças e adolescentes nas comunidades isoladas do Lagamar e realizam atividades educativas de conscientização ambiental. O trabalho da equipe é apresentado aos habitantes da região, que passam a acompanhar, de perto, as ações de preservação.


Entretanto, nem todas as comunidades estão abertas a receber o IPeC. “Precisamos avaliar as condições de cada localidade. As tribos indígenas, por exemplo, costumam ser bem fechadas. Além disso, existem outros pontos distantes, em que não há estrutura mínima para receber o cruzeiro”, completa Lisa.

Na região central de Cananeia, as visitas nas escolas acontecem uma vez por semana. Durante as ações, os voluntários organizam dinâmicas e atividades lúdicas para os alunos. “Ensinamos como melhorar as nossas atitudes para preservarmos o meio ambiente, e as crianças passam a praticar essas ações no dia-a-dia”, diz Daniela Godoy, pesquisadora do IPeC.


Além da equipe de biólogos, o IPeC também conta com o time de Jovens Pesquisadores, adolescentes que participam dos estudos sobre o Lagamar. Eles são selecionados nas escolas, e, a partir daí, passam a acompanhar as atividades do Instituto, que mantém mais quatro linhas de pesquisa além do Projeto Boto Cinza – uma voltada para as aves, outra para carnívoros, outra para tartarugas e a última sobre resgate de mamíferos marinhos.

Para se tornar um membro do Instituto, o voluntário deve se associar à ONG. Com isso, ele terá o apoio necessário para realizar estudos sobre os complexos ecossistemas do Lagamar e contribuir diretamente com as ações de desenvolvimento sustentável da região.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário