Os carros elétricos podem ganhar força no Brasil. Além de
ser uma opção sustentável no combate às emissões de gases de efeito estufa
liberados pela indústria automotiva, o negócio pode colocar o país entre os
fabricantes mundiais de veículos elétricos.
A empresa responsável por este projeto é a VEZ – Veículos de
Emissão Zero, que já projetou seu primeiro modelo e espera disponibilizá-lo
comercialmente ainda neste ano. O resultado é fruto de um trabalho de pesquisas
idealizado pelo engenheiro eletricista e diretor-presidente da empresa, Tony
Saad, em parceria com instituições de ciência e tecnologia e universidades
brasileiras.
Após diversas análises a empresa chegou ao protótipo ideal,
um carro compacto, com capacidade para carregar duas pessoas, autonomia de cem
quilômetros e velocidade que chega aos 120 km/h. Todos os detalhes foram
pensados para suprir as necessidades de moradores de grandes cidades, em que os
carros normalmente trafegam com apenas dois passageiros.
O automóvel foi batizado de Seed, uma sigla do inglês Small
Eletric with Economic Design (pequeno carro elétrico com design econômico, em
tradução livre). Ele é totalmente elétrico e a empresa oferece dois anos de
garantia total e quatro anos para a bateria.
Assim como acontece com os veículos elétricos feitos por
montadoras internacionais, o Seed poderá ser recarregado em qualquer tomada,
levando, em média, sete horas, para que a carga seja completa. No entanto,
também existe a opção de carga rápida, em que a bateria é capaz de recuperar
80% de sua capacidade em apenas 20 minutos. No entanto, este é uma escolha que
deve ser feita apenas em casos de urgência, pois pode reduzir a vida útil da
bateria, e esta recarga só pode ser feita em um eletroposto.
Além do benefício ambiental, o empresário garante que o Seed
é bastante atrativo financeiramente. Segundo ele, os gastos são cinco vezes
menores, quando comparados aos veículos a gasolina. Se o modelo a combustão
representa um gasto mensal de R$ 500, o elétrico consumirá apenas R$ 100. Outro
benefício é a baixa manutenção, que se restringe à troca de pastilhas de freios
e pneus.
Saad explica que a venda do veículo será iniciada em
Curitiba, mas que existe a pretensão de expandir a comercialização para todas as
cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes. O preço médio do Seed será
de R$ 48 mil, no entanto, se a empresa conseguir incentivos fiscais, ele pode
chegar a R$ 20 mil. A montadora também pretende desenvolver dois modelos de
utilitários a serem comercializados em 2013.
Fonte: Ciclo Vivo