segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estudantes produzem papel a partir de bitucas de cigarros e sementes


Um grupo de estudantes da favela de Heliópolis, em São Paulo, encontrou um bom destino para as bitucas de cigarros que são descartadas diariamente nas ruas da cidade: produzir papel semente utilizando os filtros dos cigarros.

Com a determinação da Lei Antifumo em São Paulo, que restringe o uso do tabaco apenas a áreas abertas, o número de bitucas de cigarros espalhadas pelas ruas da cidade só aumentou, poluindo mais ainda o cenário da metrópole e causando diversos danos, como o entupimento dos bueiros.

Para elaborar o papel reciclado, primeiramente, os estudantes recolhem as bitucas espalhadas no chão. Durante o processo de produção, o grupo leva o material coletado a um laboratório, a fim de retirar as substâncias tóxicas dos cigarros e o odor das bitucas: para isso, eles utilizam soda caústica (NaOH)  e água oxigenada (H2O2) – materiais simples e de baixo custo.

Quando a massa de celulose está livre de impurezas, os estudantes iniciam a produção do papel artesanal, adicionando as sementes na receita: aí, após a secagem, as folhas de sulfite estão prontas. Segundo os participantes do projeto, o objetivo de usar as sementes no papel é fazer com que o material deixe de ser descartado nos aterros sanitários e passe a ser germinado nas casas das pessoas – reduzindo o número de lixo nas ruas e aumentando a quantidade de plantas e flores na capital paulista.

Os idealizadores do projeto são três estudantes do curso de administração da ETEC de Heliópolis – Gabriel Anisio (18), Vinicius de Souza (17) e Alan de Melo (16). Eles acreditam que o projeto Sementuca é uma iniciativa financeiramente viável, já que, além de a experiência ter trazido bons resultados com o público da comunidade, os custos de produção de cada folha A4 são baixos, inferiores a 25 centavos.

Segundo os cálculos dos estudantes, a cada trezentas bitucas de cigarro encontradas, sete folhas de sulfite A4 são produzidas.  O grupo pretende usar o papel na criação de outros artigos – como blocos de anotações, cartões de visita e convites.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário