quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Empresa transforma resíduos sólidos em produtos criativos



A empresa também realiza trabalhos de intervenção urbana.
Foto: Divulgação

"Tudo começou em 2004, quando quis chamar a atenção para a coleta seletiva", contou à Agência Sebrae, a designer Ana Borba, criadora da Lixiki, empresa que transforma resíduos como banners, discos de vinil, garrafas PET, disquetes e CDs em produtos como bolsas, nécessaires, bijuterias, objetos para casa e cenografia, além realizar trabalhos de intervenção urbana.

"Criamos bolas a partir de fundos de garrafas PET e instalamos na praça do Parnamirim, em Recife. A partir daí, recebemos muitos convites para capacitar comunidades e começamos a fazer projetos sazonais", explicou Ana.



Após desenvolver um projeto de coleta seletiva, que envolveu 36 comunidades da região metropolitana de Recife, a designer criou a Lixiki, em 2008. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 artesãs e pretende desenvolver novas linhas.

"A gente não quer só fazer projetos pontuais, mas manter uma chama acesa dentro das comunidades para que elas possam gerar renda. Montei uma empresa para desenvolver produtos para o dia-a-dia, não só para eventos", frisou Ana.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário