sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crianças fotografam atual situação do planeta


Provocadas pela ONG internacional Children's Eyes on Earth, que lançou o Concurso de Fotografia Jovem, mais de quatro mil crianças de 90 diferentes países fotografaram situações que, para elas, resumem o estado atual do planeta. Confira as imagens vencedoras da competição.


Se você tivesse que retratar em, apenas, uma imagem o tema Eu amo a natureza e odeio a poluição, qual escolheria? Esse foi o desafio que o Concurso de Fotografia Jovem 2012, promovido pela ONG internacional Children'sEyes on Earth, propôs às crianças de todos os cantos do planeta. E elas não "fugiram da raia"!

Mais de quatro mil fotógrafos mirins, de até 17 anos de idade, que moram em 90 diferentes países, pegaram suas máquinas e saíram à procura de situações que pudessem resumir, em um click, o atual estado do planeta.

As fotografias foram julgadas por um júri de especialistas - formado, entre outros, por fotógrafos das agências internacionais de notícias Reuters e Associated Press e, também, da National Geographic -, que elegeram as três melhores imagens clicadas pelas crianças e, também, uma Menção Honrosa. Ficou curioso para saber quais são? 



Intitulada SOS, essa é a imagem vencedora do Concurso de Fotografia Jovem 2012, promovido pela ONG internacional Children's Eyes on Earth. A fotografia foi tirada por Anastasya Vorobko, uma menina russa de apenas oito anos, que registrou o voo de um pássaro no ceú poluído pelas emissões de uma fábrica. Na opinião do júri, a imagem mostra uma maturidade artística que vai muito além da idade da fotógrafa.



O segundo lugar foi para Juan Carlos Canales, de 14 anos. O adolescente enviou da Espanha a imagem Saída de Emergência e conquistou a posição de vice na competição da Children's Eyes on Earth.



A posição mais disputada foi o terceiro lugar. Tanto que duas crianças foram premiadas com a medalha de bronze pelo júri especializado. A primeira delas foi a menina romena Bianca Stan, de 14 anos, que clicou a foto Campos Verdes.




Michael Theodric, de 14 anos, foi o segundo premiado com medalha de bronze. O menino conquistou o terceiro lugar da competição com a fotografia Manhã em Situ Gunung, um famoso lago da Indonésia, onde vive Michael.


O prêmio Menção Honrosa do concurso ficou com a francesa Sophie Vela, de 14 anos. A menina clicou a fotografia No Vento, que faz referência a um dos grandes problemas da atualidade: o consumo exagerado e o descarte incorreto das sacolinhas plásticas.



O público também teve a chance de votar na sua fotografia preferida, entre as mais de quatro mil enviadas pelas crianças. Na opinião dos internautas, a melhor imagem foi feita pela russa Kseniya Saberzhanova, de 17 anos. Intitulada O Último Suspiro, a foto revela, de maneira subliminar, o quanto a fauna e flora sofrem com certas atitudes do homem, como o descarte de lixo na natureza.




Fonte: Planeta Sustentável



Com o mesmo intuito a ABES-SP está promovendo o 3º Concurso de Desenho Infantil do DIADESOL, com o tema: "Como você vê o lixo do seu bairro". Participe!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário