terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bicicleta elétrica dispensa correntes e transforma pedalada em energia



A Footloose é uma bicicleta elétrica inspirada na tecnologia dos carros. O grande diferencial estrutural do modelo está no fato de rejeitar as tradicionais correntes, usadas para mover a roda traseira. No lugar disso, as pedaladas são transformadas em energia.


Assim como em outras bicicletas elétricas, a Footloose funciona exclusivamente a partir do motor ou também pela força exercida pelo usuário. O design foi desenvolvido a partir da cooperação de trabalho dos fornecedores coreanos Mando Corp. e Meister Inc., com o designer britânico Mark Sanders e o especialista holandês em bicicletas Han Goes.


De acordo com os criadores, a bicicleta possui autonomia de até 30 quilômetros com o motor funcionando sozinho, mas este potencial pode ser elevado de acordo com a força exercida pelo ciclista.



O fato de não ter corrente facilita muito o uso, pois reduz as preocupações com a sujeita da graxa ou com a segurança de quem pedala. Através da tecnologia aplicada na substituição deste sistema tradicional, a força exercida no pedal já é automaticamente transformada em energia.

Toda a eletricidade acumulada fica armazenada em uma bateria de íon-lítio, usada para alimentar o motor. Como diferencial tecnológico a Footloose possui uma Unidade de Controle Eletrônico, que trabalha com sensores para a troca de marcha automática, de acordo com as condições do terreno.


Outro item interessante é a utilização de um monitor humano (HMI), que controla o sistema para informar eventuais problemas, ele também informa a distância percorrida, velocidade e a quantidade de eletricidade produzida. O melhor de tudo é que este equipamento é removível e a bicicleta não funciona sem ele, tornando-se assim uma boa estratégia antirroubo. Ela ainda pode ser dobrada para facilitar o transporte.

Por se tratar de um conceito, ainda não existe previsão de que o modelo esteja disponível comercialmente.



Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário