segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As 15 empresas mais verdes do mundo, segundo a Newsweek


O Santander Brasil foi eleito empresa modelo em responsabilidade socioambiental pela publicação americana, e o Bradesco, segunda companhia brasileira a figurar na lista, aparece na terceira posição do ranking de 2012.

1 - Santander Brasil
Indústria: Finanças
Sede: Brasil

Pontuação Verde: 85,7
Impacto ambiental: 88,5
Gestão Ambiental: 88,4
Transparência e Divulgação: 61,5

A edição 2012 do ranking da Newsweek escolheu o Banco Santander Brasil como empresa modelo em sustentabilidade, destacando que a divisão brasileira requer de potenciais clientes o preenchimento de um questionário sobre suas práticas ambientais. Antes de aprovar empréstimos ou linhas de crédito, o banco orienta seus clientes na direção de práticas mais sustentáveis, diz a publicação.

2 - Wipro
Indústria: Tecnologia da Informação e Serviços
Sede: Índia

Potuação Verde: 85,4
Impacto ambiental: 70,2
Gestão Ambiental: 100,0
Transparência e Divulgação: 88,3

De acordo com a publicação, a empresa de serviços de TI indiana planeja converter cinco de seus campus em "zonas de biodiversidade" até 2015 e seu principal centro de dados, na Carolina do Norte, recebeu selo LEED Gold, um atestado de construção que segue padrões ecológicos.






3 - Bradesco
Indústria: Finanças
Sede: Brasil

Pontuação Verde: 83,7
Impacto ambiental: 87,9
Gestão Ambiental: 75,9
Transparência e Divulgação: 99,9

O banco brasileiro iniciou uma organização sem fins lucrativos que conserva 10 milhões de hectares na floresta amazônica, destaca a Newsweek. Ele também destinou 50 milhões de reais para o plantio de 30 milhões de árvores na Mata Atlântica.




4 - IBM
Indústria: Tecnologia da Informação e Serviços
Sede: Estados Unidos

Pontuação Verde: 82,9
Impacto ambiental: 78,9
Gestão Ambiental: 87,0
Transparência e Divulgação: 82,9

A IBM mantém um programa que promove a sustentabilidade através da aplicação da tecnologia em todo o planeta, chamado "Smarter Planet". Os produtos gerados a partir desse programa ajudam os clientes a medir e reduzir o consumo de recursos naturais e a poupar dinheiro, aponta a Newsweek. No laboratório da IBM em Zurique, por exemplo, a água que resfria um supercomputador é usada para aquecer edifícios próximos.



5 - National Australia Bank (NAB)
Indústria: Finanças
Sede: Austrália

Pontuação Verde: 82,7
Impacto ambiental: 82,0
Gestão Ambiental: 79,5
Transparência e Divulgação: 99,8

O banco alcançou a neutralidade de carbono no ano de 2010 por meio de duas frentes: tornando seus centros dados e toda a TI mais eficiente no uso de energia, compensado emisssões através da compra de créditos de carbono. Além disso, sublinha a Newsweek, o investimento em Projetos de Gás e Energia Eólica do banco quase triplicou nos últimos cinco anos.


6 - BT Group
Indústria: Telecomunicações
Sede: Reino Unido

Pontuação Verde: 82,7
Impacto ambiental: 77,3
Gestão Ambiental: 84,2
Transparência e Divulgação: 99,8

De acordo com a publicação americana, a companhia British Telecom começou a monitorar a sua pegada de carbono em 1996 e, desde então, já conseguiu reduzi-la em 59%.




 7 - Munich Re
Indústria: Finanças
Sede: Alemanha

Pontuação Verde: 82,5
Impacto ambiental: 87,6
Gestão Ambiental: 78,2
Transparência e Divulgação: 79,0

A Newsweek destaca como ponto forte o fato da seguradora alemã estudar a mudança climática desde 1974, e em 2005 ter lançado uma ampla iniciativa para ajudar a indústria de seguros a identificar formas de mitigar fênomenos extremos e seus efeitos.




8 - SAP
Indústria: Tecnologia da Informação e Serviços
Sede: Alemanha

Pontuação Verde: 81,8
Impacto ambiental: 80,7
Gestão Ambiental: 78,9
Transparência e Divulgação: 99,8

Para a publicação americana, as soluções de eficiência energética e gestão implementadas pela multinacional alemã já ajudou aos seus clientes economizar mais de 550 milhões de dólares em gastos com luz.



9 - KPN
Indústria: Telecomunicações
Sede: Holanda

Pontuação Verde: 80,6
Impacto ambiental: 76,1
Gestão Ambiental: 81,3
Transparência e Divulgação: 98,3

A empresa de telecomunicações holandesa vem usando ao máximo a eletricidade verde, que é produzida partir de fontes renováveis, como a energia eólica e biomassa, por todo o país. Até 2020, a KPN almeja tornar-se neutra em carbono, diz a Newsweek.


10 - Marks & Spencer Grupo (M&S)
Indústria: Varejista
Sede: Reino Unido

Pontuação Verde: 80,5
Impacto ambiental: 65,7
Gestão Ambiental: 92,0
Transparência e Divulgação: 95,8

A maior rede de lojas de departamento do Reino Unido figura no ranking da Newsweek pelo compromisso com a sustentabilidades demonstrado nos últimos cinco anos. Atualmente, destaca a publicação, a companhia é neutra em carbono e tem controle severo da origem sustentável de muitos produtos alimentícios, principalmente peixes.




11- Tata Consultancy
Indústria: Tecnologia da Informação e Serviços
Sede: Índia

Pontuação Verde: 80,4
Impacto ambiental: 74,9
Gestão Ambiental: 81,8
Transparência e Divulgação: 98,9

De acordo com a Newsweek, as práticas de sustentabilidade da multinacional indiana têm se concentrado em grande parte nas necessidades agrícolas das comunidades indianas - 16 de suas instalações contam com sistema de compostagem e alguns têm biodigestores que transformam lixo em combustível.




12 - Generali Group
Indústria: Finanças
Sede: Itália

Pontuação Verde: 80,1
Impacto ambiental: 84,8
Gestão Ambiental: 78,4
Transparência e Divulgação: 67,1

Em 2011, quase 70% da energia da companhia de seguros veio de fontes de energia verde, incluindo painéis solares e fotovoltaicos, plantas de energia geotérmica e turbinas eólicas. Ainda segundo da Newsweek, graças em grande parte a essas medidas, em 2011, a empresa teve redução recorde de suas emissões.




13 - Bell Canada Enterprises
Indústria: Telecomunicações
Sede: Canadá

Pontuação Verde: 80,0
Impacto ambiental: 74,3
Gestão Ambiental: 83,2
Transparência e Divulgação: 91,5

A publicação americana destaca como positiva a emissão e pagamento de contas pela internet, que em 2011 ajudou a poupar 33 mil árvores e 4 mil toneladas de emissões de gases estufa. E desde 2003, diz a Newsweek, a empresa coletou mais de um milhão de telefones velhos que corriam risco de ir parar nos aterros sanitários, sendo que para cada telefone coletado, um dólar vai para a organização WWF Canadá.




14 - Nokia
Indústria: Equipamento de Tecnologia
Sede: Finlândia

Pontuação Verde: 79,9
Impacto ambiental: 68,3
Gestão Ambiental: 88,2
Transparência e Divulgação: 95,2

Os esforços em produzir aparelhos eletrônicos mais eficientes em energia e com menor impacto ambiental contam pontos a favor da Nokia. Só ano passado, a empresa lançou oito novos dispositivos ecológicos, alguns dos quais feitos a partir de materiais biológicos, plásticos e metais reciclados.




15 - Telefônica
Indústria: Telecomunicações
Sede: Espanha

Pontuação Verde: 79,8
Impacto ambiental: 75,1
Gestão Ambiental: 80,0
Transparência e Divulgação: 99,7

Em 2011, segundo a Newsweek, a empresa de telecomunicações espanhola gastou cerca de 20 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos mais eficientes no consumo de energia.




Fonte: Exame.com




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário