quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Artista plástico brasileiro joga alimentos no corpo para denunciar consumo excessivo


A fim de criticar o consumismo excessivo da sociedade atual, o artista plástico Eduardo Srur elaborou, junto ao diretor de filmes Fernando Huck, o vídeo experimental “Supermercado”. As cenas podem causar estranheza e até certa repulsa.

O Srur não é um artista comum. Conhecido por diversas intervenções urbanas inusitadas, há um mês, ele participou do Desafio Intermodal, em São Paulo, onde criou uma réplica de carruagem, que ficou exposta na Ponte Estaiada, e ainda desafiou o piloto da Stock Car, Ingo Hoffman, para uma corrida entre carro e carruagem.

Neste novo trabalho, ele também participou ativamente ao protagonizar o vídeo sobre consumismo. Através das grades de um carrinho, ele aparece caminhando pelos corredores de um supermercado. Ele para em alguns pontos, pega um produto e joga-o em seu próprio corpo.

Ao longo do curta–metragem, ele se suja de leite, iogurte, achocolatado em pó e refrigerante. A ideia é recriar “de forma chocante o atual impulso de consumo que domina a sociedade”. De fato, as imagens podem assustar os espectadores que forem assistir ao filme sem conhecer a ideia.

“A intervenção no supermercado passa várias nuances do prazer total absoluto de desgosto, um surto dentro de uma prisão chamada consumo. O espaço público é usado como um estágio de subversão e dialética com os consumidores, de uma forma pacífica, mas forte”, explicam os idealizadores na descrição do vídeo.

A oscilação de “sentimentos” pode ser percebida através da interpretação de Srur, ao passo que, a prisão do consumo é apresentada com closes no carrinho, que dão a sensação de estar atrás das “grades”.

A trilha sonora é usada apenas para criar o som ambiente comum de um supermercado. Os sons de carrinhos de compras, as pessoas, pacotes e caixas registradoras foram gravadas em supermercados de todo o mundo: São Paulo, Cidade do México, Mumbai, Nova Iorque e Pequim.

O curta participou do concurso Vimeo Award 2012 na categoria “vídeo experimental”, destinada aos vídeos que usaram novas técnicas e ideias e, de preferência, sem uso da narrativa linear. Assista ao vídeo abaixo:




Com informações do Ideias Verdes.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário