quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Portland, a cidade mais sustentável dos Estados Unidos



Situada entre as montanhas e os vulcões no estado de Oregon, nos EUA, a cidade de Portland tem mais de dois milhões de habitantes que aprenderam a desenvolver soluções que respeitam o meio ambiente, desde o transporte urbano à geração de energia.

Conhecida como a “comunidade dos 20 minutos”, o município é considerado o melhor lugar para andar de bicicleta nos Estados Unidos. Cerca de ¼ da população utiliza as bikes diariamente, como principal meio de transporte. Além disso, o centro da cidade é integrado por um bonde gratuito, e os projetos de carona solidária trazem resultados cada vez melhores.

Para os habitantes que não se arriscam a usar as bicicletas, uma alternativa é o Zip Car, um serviço de aluguel de veículos elétricos que custa, em média, US$ 8 por hora. Os automóveis funcionam perfeitamente e podem ser alugados em vários pontos da metrópole.

Por meio de seu planejamento urbanístico, Portland se tornou um dos municípios norte-americanos que mais reduziram suas emissões de carbono nos últimos anos, e isso se deve às políticas públicas que equilibram os interesses urbanos com o cuidado ambiental. Ao contrário do restante dos EUA, em que a principal matriz energética é o carvão mineral, mais da metade da energia consumida em Portland vem de fontes geotérmicas e hidrelétricas, totalmente renováveis.

A onda sustentável chegou à cidade muito antes de o termo ser o “queridinho” dos políticos e das grandes corporações. Ainda em 1903, o paisagista John Charles Olmsted elaborou um projeto para o Conselho do Portland Park. Nesse relatório, Olmsted propôs a criação de áreas de convivência para a população, num espaço que agregasse, simultaneamente, áreas verdes e construções. Mais tarde, com o crescimento do complexo viário da cidade, uma grande avenida foi substituída por um parque às margens do rio Willamette. Portland também foi o primeiro município a assinar o contrato de redução dos índices de emissões de CO2 na atmosfera.

A meta municipal consiste em reduzir as emissões de carbono em 80% até 2050, através de medidas que incentivam a construção de pavilhões sustentáveis. Um dos planos, já em execução, é criar um bairro inteiro de edifícios com o selo ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

O equilíbrio estabelecido na cidade tem atraído um número cada vez maior de pessoas e corporações. Por isso, grandes empresas estão migrando para a região, atualmente uma das mais procuradas como destino de intercâmbio.



Com informações da revista Planeta.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário