quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estudo aponta que injustiça ambiental afeta a saúde coletiva


Segundo o estudo, a principal resultante do impacto ambiental sofrido pelas populações é a piora em sua qualidade de vida.




Árvore: estudo considera saúde não apenas na sua dimensão biomédica, mas também questões relacionadas a conflitos, qualidade de vida e cultura.


Estudo elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a ONG Fase aponta que atualmente existem pelo menos 343 conflitos ambientais no Brasil com impacto na saúde coletiva, sendo que as mais atingidas são as populações indígenas (33,67%), agricultores familiares (31,99%) e quilombolas (21,55%), em regiões rurais (60,85%), urbanas (30,99%) e em áreas com características não definidas (8,17%).

Segundo o Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, a principal resultante do impacto ambiental sofrido pelas populações é a piora em sua qualidade de vida (79,8%), segundo texto publicado no site da Fiocruz. O estudo considera saúde não apenas na sua dimensão biomédica, mas também questões relacionadas a conflitos, qualidade de vida, cultura, tradições e violência. Os conflitos foram denunciados pela populações e movimentos sociais.

"O segundo grave problema das comunidades é a violência, nas formas de ameaça (37,71%), coação física (15,82%), lesão corporal (12,12%) e assassinato (10,10%). Outros problemas de saúde também impactados significativamente em situações de injustiça ambiental são doenças não transmissíveis (40,07%) e insegurança alimentar (30,98%)", continua o texto.

Para o coordenador geral do projeto e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Marcelo Firpo, "nenhum crescimento econômico deveria justificar assassinatos, qualquer tipo de violência ou a perda da qualidade de vida das populações, atingidas em seus territórios. Mas não é isso o que acontece".



Fonte: Exame
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário