quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Caminhada é solução eficiente de transporte


Segundo dados da ONU, em 2009 mais da metade da população mundial, cerca de 3,3 bilhões de pessoas, já vivia em centros urbanos. Estes números sobem a cada ano e com eles, aumentam também os problemas que as pessoas enfrentam para se locomover diariamente.

Além dos congestionamentos, o setor automotivo é responsável por 23% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, conforme dados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Este cenário comprova a importância do incentivo ao uso de transportes alternativos e limpos, como a bicicleta, ou opções que minimizem as emissões, como o uso dos transportes públicos.

A caminhada se enquadra nestas alternativas, por ser um ótimo exercício físico, que pode melhorar muito a saúde das pessoas, e facilitar a integração com a cidade, além de ter praticamente nenhum impacto ambiental.

Este hábito pode tornar a vida mais prazerosa em grandes centros urbanos, pois evita as horas diárias perdidas no trânsito, o stress que os congestionamentos causam e ainda combate problemas, como coleterol, dores no corpo e obesidade.

Ao caminhar a velocidade média atingida é de 5Km/h e a atividade queima mais de 270 calorias a cada 30 minutos. A média de um veículo circulando no trânsito de uma cidade como São Paulo, é de 15 km/h e o motorista queima apenas 80 calorias em 30 minutos.
Melhorar a Saúde

Conforme informações do Instituto de Ortopedia e Saúde, caminhar é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos; para reduzir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.

Sustentabilidade

Caminhar pelo bairro é uma integração constante entre a comunidade. Além disso, entre as idas e vindas é possível comprar produtos, incentivando o comércio local. Se existe o hábito de caminhar todo dia, é possível comprar apenas o necessário, sem desperdícios e sem preocupações com a vaga para estacionar o carro.

Bom Humor

Começar o dia caminhando é um exercício de observação e cordialidade. Todo o restante do dia pode ser transformado por um simples “Bom Dia” acompanhado de um sorriso. Você também pode puxar uma conversa com a vizinha, conhecer pessoas novas, criar laços, e quem sabe até não conhece o amor da sua vida? A caminhada é um ótimo remédio para deixar a depressão de lado. Gentileza gera gentileza.

Quem trabalha em edifícios grandes também pode utilizar as escadas, ao invés dos elevadores. Quando você faz uma pausa do trabalho é importante fazer algum exercício para oxigenar o cérebro, dessa forma o seu dia fica bem melhor!

Economia

Ao optar pela caminhada é possível economizar o dinheiro do vale transporte ou da gasolina e do estacionamento. Caminhar é  gratuito e também pode ocupar a função da academia, economizando ainda mais.

Dica: É preciso planejar

Planeje-se. Isso é essencial para que a caminhada seja funcional. Se você se programar com antecedência o caminho até o trabalho será completado sempre na mesma média de tempo e os atrasos serão deixados para trás. Esse é um benefício praticamente inalcançável para os motoristas, que estão sempre sujeitos aos imprevistos do trânsito.  

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário