terça-feira, 11 de setembro de 2012

As Casas em Movimento de Manuel Vieira Lopes


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e mudam-se os espaços em que vivemos. Sobretudo, são os espaços que cada vez mais se adaptam a quem os habita e não o contrário. Assim demonstram as “Casas em Movimento”, do arquiteto Manuel Vieira Lopes.


Por cada vez que ouvimos dizer “tudo já foi inventado”, nascem novos empreendedores, prontos para derrotar essa inofensiva arrogância da sabedoria popular. Não temos, ainda, dados estatísticos concretos para esta nossa teoria, mas uma boa argumentação é feita de exemplos. Neste caso, o do projeto que foi desenvolvido por incentivo da Faculdade de Arquitetura do Porto e cuja execução se deve a um dos seus estudantes, Manuel Vieira Lopes.

A equipe liderada pelo português construiu um protótipo de casa que aproveita a energia solar de uma forma inovadora: além de rodar em torno do seu próprio eixo, acompanhando o movimento do Sol, a residência é coberta por uma enorme pala movível, feita de painéis fotovoltaicos, que se sobrepõe a uma das fachadas. Assim, é possível garantir um espaço exterior sombreado e uma temperatura interior mais agradável no Verão. Este exemplo de eficiência energética é reforçado graças à madeira e à cortiça, dois materiais escolhidos por conta do excelente isolamento térmico e acústico que proporcionam e por serem recursos naturais abundantes em Portugal.


Ao simular o movimento de um girassol, a casa não só é auto-suficiente, como ainda produz mais energia do que necessita – a poupança energética também é evidente durante as estações do ano mais frias, porque nessa altura a estrutura posiciona-se de forma a que o Sol incida diretamente nas janelas, gerando, por isso, mais calor.

Seu interior também está sujeito a mutações: as divisões podem variar de dimensão e função, mediante a rotação da casa. Por exemplo, a cozinha se funde com a sala, à noite, para que toda a família convivesse ao jantar; da mesma forma, o quarto pode se transformar em escritório durante o dia.

Entre um total de 100 candidaturas submetidas por universidades de todo o mundo, o projeto “Casas em Movimento” fez parte dos vinte selecionados para ser exibido na edição deste ano da Solar Decathlon Europe, em Madrid, uma das maiores e mais prestigiadas feiras tecnológicas nesta área.


Segundo o jornal Arquitecturas, um protótipo totalmente funcional da casa solar está a ser construído em uma das encostas do rio Douro. A equipe de Manuel Vieira Lopes conta com o apoio de quatro institutos nacionais neste empreendimento: o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC TEC), o Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG) e a Agência para a Energia (ADENE), entidade presente desde o desenvolvimento do projeto, em 2008.






Informações detalhadas sobre as “Casas em Movimento” no site oficial, no Facebook e no Twitter.


Fonte: Arquitetura Sustentável
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário