sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saiba como fazer um carregador solar em casa


  O carregador pode ser feito em casa. Foto: SFrayne

Os cientistas Shawn Frayne e Alex Hornstein descobriram que 50% dos painéis microsolares são feitos à mão e, por isso, podem apresentar mais problemas. Por meio dessa descoberta, os jovens criaram a Pocket Solar Factory para desenvolver projetos sustentáveis em prol da tecnologia de forma automatizada.

A dupla lançou um carregador solar em garrafa de vidro, considerado simples e possível de fazer em casa. Eles utilizaram apenas nove materiais: uma garrafa de vidro; uma carta de baralho; uma fita de cobre com adesivo de um lado só (encontrada em loja de eletrônicos); um cabo USB com plug para tomadas; um conector JST com um par de terminais livres; uma bateria de lítio; 11 solettes (pequenos pedaços de monocristalino ou policristalino de silício); um chip ou placa responsável pelo lítio; e super cola.


Frayne e Hornstein refoçaram ao portal TreeHugger que, em função da mão de obra, os painéis, por vezes, falham. "Cerca de 15% dos painéis microsolares são rejeitados e jogados fora", acrescentaram. Por isso, eles estudam a possibilidade de automatização da produção e dos testes. Os pesquisadores acreditam que o alcance do objetivo pode reduzir os custos dos painéis solares em 25%, além de diminuir o número de materiais descartados por defeito.

Em prol da automatização dessas criações, os cientistas lançaram a campanha Kickstarter, com o objetivo de conseguir financiamento  para a evolução da proposta.

Conheça o vídeo de como fazer o carregador:



O próximo passo da dupla é a criação de uma máquina impressora em 3D.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário