Rede social revela pela primeira vez sua pegada de carbono:
por ano, impacto ambiental de um usuário equivale ao de uma xícara de café com
leite, três bananas ou uma taça de vinho.
Você já se perguntou quanto “custa” para o planeta o seu
perfil no Facebook? Sai por algo como três bananas graúdas, uma xícara de café
com leite ou ainda uma taça de vinho. Noutras palavras, durante um ano inteiro,
o acesso de cada um dos mais de 950 milhões de usuários da rede social é
responsável pela emissão de 269 gramas de CO2e, quantidade equivalente ao que é
emitido pela produção dos alimentos citados. Os dados curiosos são parte do
primeiro relatório de Pegada de Carbono do Facebook, divulgado nesta
quarta-feira ( 1º de Agosto).
Em 2011, as emissões de gases de efeito estufa da empresa
fundada por Mark Zuckerberg giraram em torno de 285 mil toneladas de CO2e. A
título de comparação, isso é menos de um centésimo (aproximadamente 0,17%) das
emissões da frota de carro brasileira. Entram na conta o impacto gerado em
diversos setores, como centros de dados, escritórios, viagens e transporte em
geral de funcionários.
No relatório, o Facebook também detalhou o mix de fontes de
energia que abastecem os seus centros de dados. A maior parte, 27%, provém da
energia gerada pelo carvão, o combustível fóssil com maior indicador de emissão
de CO2. Outra fatia, de 23%, é proveiente de fontes renováveis, como eólica e
solar. Depois aparecem o gás, que fornece 17% da energia, e fontes nucleares
(13%).
Em comunicado, o Facebook diz que está comprometido em
“limpar” mais ainda seu mix de energia, mas que esse processo é um desafio.
Exemplo dos esfoços nesse sentido é o novo centro de dados que a empresa está
construindo na Suécia, totalmente alimentado por fontes renováveis.
Fonte: Exame