segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mapa interativo indica prédios de Nova York que podem compartilhar energia



Ok, você já sabe que, para reduzir seu impacto ambiental, pode economizar energia. Mas você tem ideia por onde começar? Sabe se  gasta mais com luz, ar condicionado, eletrônicos ou com o chuveiro? Além disso, sabe qual o consumo da sua região no total da cidade? A respostas para essas perguntas básicas podem ajudar a orientá-lo sobre como diminuir o seu impacto.

Pesando nisso, pesquisadores do Departamento de Engenharia da Universidade de Columbia*, nos Estados Unidos, fizeram um levantamento detalhado sobre o consumo de energia das construções de Nova York. A equipe criou um mapa interativo que mostra como e quanto cada prédio consome de eletricidade – com aquecimento e resfriamento do espaço, aquecimento da água e o que chamam de “uso básico”.

Os prédios em vermelho – a maioria em Manhattan – são os que mais consomem energia, seguidos dos que aparecem pintados de laranja e amarelo no mapa. Mas mais do que chamar atenção para os locais de maior consumo, a cor vermelha indica as construções que poderiam compartilhar energia por meio de um sistema que aproveita a energia térmica liberada na produção de eletricidade para abastecer a vizinhança. Não é bem mais inteligente do que desperdiçar o calor?

O objetivo do mapa é ajudar urbanistas, engenheiros e políticos a planejar soluções eficientes – de menor impacto ambiental – para a cidade. Assim, eles podem calcular, por exemplo, onde a instalação do sistema combinado de calor e eletricidade ou de placas solares tem maior impacto.

E os moradores também tiram proveito dessas informações para buscar alternativas e hábitos mais eficientes e menos poluidores, não é mesmo? Você acredita que um mapa deste tipo ajudaria a sua cidade?

Fonte: Superinteressante
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário