quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bill Gates anuncia banheiro ideal para comunidades carentes



A Fundação Bill e Melinda Gates anunciou, na última terça-feira (14), o vencedor do concurso que reinventa os banheiros. O projeto tem como objetivo melhorar a estrutura sanitária de países ainda em desenvolvimento e que não possuem condições básicas para manter a higiene da população.



O modelo vencedor foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, conhecido como Caltech, e é capaz de transformar os excrementos em energia, para auxiliar a própria comunidade local.

Em seu discurso Bill Gates falou sobre a importância de auxiliar o desenvolvimento de novos sistemas sanitários, já que aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas no mundo não possuem acesso a banheiros e, segundo ele, 1,5 milhões de crianças morrem anualmente de doenças consequentes da falta de saneamento em todo o mundo.

O modelo vencedor do concurso se parece com um banheiro tradicional, pelo menos na superfície. Os resíduos gerados após o uso são levados a um tanque de retenção no subsolo. Quando os dejetos atingem um determinado nível, são encaminhados a um reator eletroquímico movido a energia solar. Esta reação oxida o cloreto da urina e mata os microorganismos.

A água residual é tratada e utilizada novamente no vaso sanitário. O cloro residual, que permanece na água, já funciona como desinfetante para o próximo uso, conforme explicado por Michael Hoffman, líder da equipe que projetou a estrutura.


O hidrogênio liberado durante o processo pode ser desviado para que a comunidade o reaproveite como gás, útil até mesmo para cozinhar. Todo este sistema é alimentado somente através da energia do sol, descartando a necessidade de haver um suporte das redes de transmissão de energia.

O modelo apresentado pela Caltech ainda é considerado caro para que seja replicado em grande escala. No entanto, Gates se mostra confiante de que será possível encontrar o design ideal para suprir esta necessidade global. “Achamos que a combinação de um monte destes trabalhos vai nos levar à uma solução”, finalizou.


Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário