sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Avenida Paulista vai ganhar Ciclofaixa de Lazer


Um dos principais símbolos dos movimentos dos ciclistas paulistanos, a Avenida Paulista vai ganhar uma Ciclofaixa de Lazer nas próximas semanas. Ela terá 2,5 quilômetros de extensão e, inicialmente, vai só de uma ponta à outra da via. A Prefeitura planeja inaugurá-la no dia 26 de agosto, caso a pintura da sinalização não atrase. Os trabalhos deverão começar amanhã à noite.

A Paulista é palco há mais dez anos da Bicicletada, manifestação mensal que busca estimular e festejar a bike como meio de transporte. Além disso, abriga duas "ghost bikes" - bicicletas pintadas de branco que lembram ciclistas mortos na rua. Ambas ficam perto da esquina com a Rua Pamplona e homenageiam cicloativistas que foram atropeladas por ônibus: Márcia Prado, em 2009, e Julie Dias, em março deste ano.

A Ciclofaixa de Lazer, porém, não vai solucionar o problema de segurança viária envolvendo ciclistas na avenida. Ela funcionará apenas aos domingos e feriados, das 7h às 16h. Para evitar conflitos com os carros, será colada na pista da esquerda, ao lado do canteiro central. Nesse horário, a velocidade para os carros será reduzida de 60 km/h para 40 km/h, para evitar o risco de acidentes.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, haverá o apoio de 40 operadores de trânsito e 68 monitores de travessia durante a operação da Ciclofaixa de Lazer. Além disso, os retornos existentes na Avenida Paulista junto às Rua da Consolação e Bela Vista serão bloqueados no horário de funcionamento do evento.

Atualmente, a cidade conta com 33,5 km de Ciclofaixas de Lazer, espalhadas pelas zonas sul, oeste, leste e norte, que são patrocinadas por uma seguradora.

Fonte: Estadão.com 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário