terça-feira, 24 de julho de 2012

Sustentabilidade na Mídia: programas de TV em canais fechados


Sustentabilidade está presente também em canais fechados. Foto: MelnicIncao

A sustentabilidade também está presente nos canais fechados da televisão brasileira. Seja em documentário, atrações de entretenimento ou jornalísticos, os programas apresentam, cada vez mais, assuntos relacionados ao meio ambiente, problemas sociais e políticos, com pensamentos sustentáveis.

Na segunda matéria da série Sustentabilidade na Mídia, o EcoD listou os programas exibidos na televisão brasileira por meio de canais fechados. Se você conhecer algum programa relacionado à temática que não listamos, avise-nos com seu comentário. Vamos gostar de conhecer atrações novas.

* Canais da Globo


A TV Globo possui diferentes canais na televisão fechada do Brasil, a exemplo do GNT, Globo News e Multi Show. Nessas emissoras há também programas destinados à sustentabilidade, como o Cidades e Soluções, que revela o lado de extrema pobreza do país e apresenta possibilidades para haver mudanças.

Nessa atração, já foram tratados assuntos como o trabalho voluntário, serviços ambientais para o cotidiano, uso de sacolas plásticas e a geração de energia eólica no Brasil.

Para apresentar terapias alternativas, a GNT tem em sua grade de programação o Alternativa Saúde, que mostra como alguns desequilíbrios e doenças podem ser amenizados durante a incorporação de algumas dicas simples e práticas no cotidiano.

O programa possui o "caso do dia", em que um convidado sai em busca de ajuda para lidar melhor com seu problema. No final, um mini documentário com informações complementares sobre o assunto abordado no dia é apresentado.


Em busca de criar elos de conhecimento, cultura e afetividade entre os diversos guetos em que a sociedade se dividiu: ricos e pobres, brancos e pretos, o Conexões Urbanas, exibido no Multi Show, discute assuntos polêmicos da sociedade brasileira, a exemplo da homofobia e a lei seca. Além disso, a atração propõe a conexão com os pensamentos sobre a sustentabilidade, a tecnologia social, a cidadania e a paz.

* Discovery Channel


Planeta Gelado - Os episódios retratam a vida selvagem de animais que vivem sob o gelo polar, como  grupos de orcas que criam ondas gigantes para derrubar focas de blocos de gelo, e a luta travada entre um rebanho de bois-almiscrados e um bando de lobos pela defesa dos filhotes. Além disso, revela as mudanças na paisagem - consequências do clima e dos oceanos.

O programa é fruto de filmagens realizadas durante quatro anos. Ao todo, a equipe de produção passou 2.365 dias em campo, o que incluiu um ano e meio no mar, mais de seis meses sobe oceanos congelados e 134 horas submersas, sob o gelo polar.






Discovery na Escola - Os programas didáticos da série fazem parte de um projeto escolar, de forma que os episódios podem ser exibidos nas salas de aula por meio do sinal da TV por assinatura.
A cada capítulo um tema diferente é apresentado. À medida que acontecem descobertas novos programas são desenvolvidos para oferecer informação atualizada nas diferentes áreas.


Planeta Feroz - O documentário retrata catástrofes naturais como enchentes, incêndios, tornados e vulcões que acontecem por todo o mundo.

Episódio completo:



* National Geographic Channel


Revolução Florestal - O programa é referente ao manejo sustentável. Apresentado por uma mexicana, os episódios retratam a prática racional do corte de árvores. A ação evita incêndios e gera outras árvores saudáveis, ao mesmo tempo em que oferece recursos financeiros e promove o desenvolvimento social e cultural.

A atração, que é promovida pela Nat Geo e o Greenpeace, tem o objetivo de mostrar que é possível viver nas florestas e ao mesmo tempo protegê-las.



Nat Geo Wild - O canal especial da National Geographic possui uma grade de atrações voltada para programas sobre a biodiversidade marinha e terrestre. Nos programas exibidos, especialistas radicais giram o mundo e registram a natureza nas mais diversas formas.



Fonte: EcoDesenvolvimento



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário