sexta-feira, 27 de julho de 2012

Recicle seu jornal


Somente no Brasil são vendidos mais de quatro milhões de exemplares de jornais todos os dias e esse número continua a crescer. Imagine quantos quilos de papel isso representa. Agora pense em todo esse lixo sendo reaproveitado e transformado novamente em papel útil.

Isso pode começar com você. Se não der para reciclar todos os dias, separe ao menos os de domingo e transforme o jornal velho em papel pronto para ser usado.

Além do jornal você vai precisar de:

Liquidificador;
Bacia funda;
Peneira plástica de fundo plano (ou tela pregada em moldura de madeira), que caiba na bacia (com certa folga);
Outros jornais ou panos velhos (para secar os papéis).

Passo a passo:

1 - Pique os jornais e coloque-os em vasilha com água. Deixe de molho por 24 horas. (O papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos).

2 - Coloque uma xícara deste papel umedecido no liquidificador, com água até 3/4. A própria "água do molho" pode ser aproveitada. Bata a mistura aos poucos e sinta com a mão até obter a textura desejada. Batendo pouco, você obterá uma mistura com "pedacinhos" do papel original, às vezes até com letras inteiras. Quanto mais você bater, mais homogênea ficará a mistura. Mas não bata demais - isso deixa o papel quebradiço, e não mais fino.

3 - Despeje o papel batido na bacia com água até a metade. Agite a mistura com a mão para as partículas de papel não assentarem no fundo.

4 - Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até o fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, "pescando" as partículas em suspensão. Uma camada de papel se forma sobre a peneira. Se desejar um papel mais grosso, adicione papel batido à bacia, agite e peneire novamente.

5 - Passe a mão várias vezes sob a peneira inclinada para escorrer a água.

6 - Coloque a peneira sobre jornal, para secar a superfície inferior. Troque o jornal até que este não fique mais molhado.

7 - Ainda sobre o jornal, cubra a peneira com um pano e aperte como uma massa de torta na forma, para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que estes não fiquem mais molhados. O papel ainda estará úmido, mas não deverá molhar a mão no toque.

8 - Vire a peneira sobre jornal seco e dê vários tapas no fundo. A folha deve soltar. Se o papel estiver muito úmido a folha não cai, (daí desvire a peneira e repita a etapa 7).

9 - Coloque a folha entre jornais secos, e deixe-a secar até o dia seguinte.

10 - Pronto, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada , colada, pintada, datilografada, enfim, usada como papel.

As sobras de papel picado ou batido podem ser peneiradas, espremidas e guardadas em potes tampados para futura reciclagem ou descartadas separadamente para coleta seletiva e reciclagem industrial. A água que sobra na bacia pode ser despejada no vaso ou no jardim.



Com informações da USP Recicla.

Fonte: EcoDesenvolvimento
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário