quinta-feira, 19 de julho de 2012

Projeto Traces inova moda com iniciativas sustentáveis


O projeto Traces, uma iniciativa conjunta de Brasil e Itália, por meio do Instituto-E e da Osklen, viabiliza a produção de peças com materiais sustentáveis: algodão orgânico, algodão reciclado, couro de pirarucu, juta da Amazônia, malha PET e seda orgânica.

Especialistas dos dois países viajaram pelo Brasil a fim de estudar a cadeia de abastecimento de cada uma das matérias-primas. O objetivo é fornecer modelos sustentáveis e identificar possíveis medidas para minimizar impactos ambientais.

Como o EcoD já havia mostrado, os modelos da marca fizeram parte da São Paulo Fashion Week, realizada em junho. Segundo o estilista Oskar Metsavaht, a proposta do Traces é controlar o processo de produção com plantações internacionalmente certificadas e produtos feitos por cooperativas como a Cooperema, de São Gonçalo, que já fez 30 mil peças com juta da Amazônia.

Mochila da Osklen exposta em evento.

“Não há nada mais contemporâneo do que você ver uma mulher com um produto em que o design é respeitado, a qualidade impecável, a estética universal e ainda é sustentável”, comentou Oskar em entrevista ao blog oficial do desfile.

Os resultados indicam que muitos trabalhadores vão se beneficiar destes processos sustentáveis ​​melhorando sua qualidade de vida. O projeto também contribui para a preservação das florestas - património mundial.

Especialistas viajam pelo Brasil:




Fonte: Ecodesenvolvimento

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário