terça-feira, 10 de julho de 2012

Programação ambiental tem 14 eventos até o fim de 2012 no AM


No segundo semestre deste ano, uma série de eventos ambientais serão realizados no Amazonas. O G1 preparou uma agenda com os seminários e encontros científicos voltados para a discussão da temática na capital e no interior do Estado.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) divulgou uma série de atividades para o início deste segundo semestre.
No dia 19 de julho, às 9h, a Semmas realiza reunião com os parceiros do Programa Universidade do Meio Ambiente (Uniambiente) para tratar do calendário das atividades deste semestre. Em seguida, no dia 21 deste mês, haverá palestra sobre educação ambiental no Hospital de Custódia.
A inauguração do Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) no Manauara Shopping, na Zona Centro-Sul de Manaus, está programada pela órgão ambiental para acontecer no próximo dia 23 de julho.
No dia seguinte, acontece a segunda edição do Projeto Espaço Verde, com a temática Proteção das Florestas, no Horto Municipal, Zona Centro-Sul da cidade. Na oportunidade, os alunos de escolas municipais participam da oficina de produção de mudas. Ainda no dia 24, visitas ao Aterro Municipal e à Empresa Manaus Ambiental (antiga Águas do Amazonas) estão programadas pela Semmas como parte do projeto Escola Itinerante de Meio Ambiente (EIMA).
Nesse mesmo dia, uma palestra sobre queimadas urbanas será realizada no Centro de Atenção Integrada a Melhor Idade (CAIMI) na Compensa II, Zona Oeste de Manaus. O mesmo assunto será debatido no dia 27 por professores e agentes de saúde da Zona Norte da capital.
Já no dia seguinte, 28 de julho, outra visita organizada pela Semmas ao Aterro Municipal como parte do projeto EIMA será realizada. A atividade será voltada aos gestores municipais e instituições ligadas à Política de Meio Ambiente.
Outra ação que ocorre nessa data será um roteiro ambiental no Bosque da Ciência promovido pelo projeto EIMA.
Para fechar, no dia 30 de julho, ocorre a palestra da coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Salesiana Dom Bosco, Eliana Veras, sobre "Educação Ambiental: história e prática" no Parque Municipal do Mindu, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus.



Inpa realiza dois grandes eventos



Entre as atividades desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), dois eventos principais têm como foco de debate as questões ambientais.
O coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, informou que nesta semana ocorre o “Seminário de Terra Preta de Índio”, no auditório da Ciência do Instituto. “É um assunto fantástico, que recentemente já foi até abordado pelo Globo Rural. Essa terra é uma área onde ficavam as aldeias indígenas, na qual o lixo orgânico deles, como espinhas de peixe, peles de animais, eram colocados, o que gerou um terreno fértil. Mas ainda se discute a extensão em quilômetros e metros de profundidade dessa terra preta das aldeias. Entretanto, não podemos esperar esse tempo para ter um solo de excelente qualidade, por isso o processo de estudar e conhecer melhor para chegar a essa qualidade num prazo menor”, ressaltou o coordenador de extensão do Inpa.
Bueno informou que nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10), as discussões são voltadas para os pesquisadores do Inpa. Porém, na quarta-feira (11), último dia do seminário, o evento será aberto ao público. “Nesse dia, os estudantes e o público em geral podem participar do seminário no período da manhã e tarde. Não tem taxa de inscrição e quem assinar a lista de presença receberá certificado”, frisou Carlos Bueno.
Em outubro, o Inpa promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), quando é esperada a mobilização de 120 mil pessoas no evento. “Vamos trabalhar em, pelos menos, 30 municípios do interior do Amazonas. É uma das grandes atividades que envolvem a socialização de conhecimento e transferência de tecnologia”, revelou Carlos Bueno.


Congresso

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) divulgou, até agora, dois eventos ambientais para o segundo semestre de 2012.
No próximo dia 17, a pasta realiza a 25ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMAAM), no auditório da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM). Na ocasião, será debatido o tema “Educação, Floresta e Energia”.
Além disso, a SDS firmou parceria na última quarta-feira (4), com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), para a realização do I Congresso Internacional de Magistrados sobre o Meio Ambiente "In Dubio Pro Natura".
De acordo com SDS, o foco do encontro é enfatizar a ideia de que o Direito Ambiental rompeu barreiras territoriais e ideológicas, objetivando apresentar soluções para os problemas decorrentes do mau uso do Meio Ambiente, além de proporcionar uma visão do tema sob a ótica do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo, em nível nacional e internacional.
O evento acontece entre os dias 8 e 11 de agosto deste ano, no Centro de Convenções do Hotel Tropical, em Manaus. Porém, as inscrições já podem ser feitas no site do Congresso: www.amb.com.br/da. Para profissionais, a taxa de inscrição custa R$ 200 (profissionais) e R$ 100 (acadêmicos).

AGENDA

9 a 11 de Julho - Seminário "Terra Preta de Índio", no Inpa
17 de Julho - 25ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente, auditório da AFEAM
19 de Julho - Programa Universidade do Meio Ambiente
21 de Julho - Palestra sobre Educação Ambiental no Hospital de Custódia
23 de Julho - Inauguração do Espaço da Cidadania Ambiental, no Manauara Shopping
24 de Julho - Projeto Espaço Verde, no Horto Municipal
24 de Julho - Visitas ao Aterro Municipal e à Empresa Manaus Ambiental
24 de Julho - Palestra Queimadas Urbanas, no Centro de Atenção Integrada a Melhor Idade
27 de Julho - Palestra Queimadas Urbanas, na Zona Norte de Manaus
28 de Julho - Visita ao Aterro Municipal de Manaus
28 de Julho - Roteiro Ambiental, no Bosque da Ciência
30 de Julho - Palestra "Educação Ambiental: história e prática", no Parque Municipal do Mindu
8 a 11 de Agosto - I Congresso Internacional de Magistrados sobre o Meio Ambiente "In Dubio Pro Natura", no Hotel Tropical
Outubro - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T)


Fonte: G1



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário