quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pia que tem peixe vivo para economizar água gera polêmica


E se a água que com a qual você lava as mãos fosse retirada de um aquário? 

O designer chinês Yan Lu apresentou um projeto para “conscientizar” as pessoas sobre o desperdício de água na hora de sair do banheiro.

No protótipo, chamado Poor Little Fishbowl Sink, a ideia é “assustar ” a pessoa que gasta muita água, ameaçando o peixe que está dentro. Tudo é aparente: o cano que abastece a torneira não tem nenhuma ligação com a água que sai do aquário – por isso, ele fica vazio até certo nível e logo depois volta a encher. O peixe, de acordo com o projeto, não tem perigo de morrer ali, sem água.



(Imagem: Site oficial Yan Lu)



No entanto, organizações de proteção animal reclamaram da invenção. Em carta, o PETA (People for the Ethical Treatment os Animals) considerou que esta é uma forma errada de conscientizar as pessoas. “Você poderia fazer a mesma coisa sem causar o sofrimento de um animal inteligente e sensível, substitutindo o peixe real por um peixe falso (…) causar o sofrimento de um indivíduo que é parte do ecossistema soa como a mesma arrogância que nos levou a ter o problema de falta de água”. A organização também ponderou: “Educação ambiental não requer crueldade em relação aos animais”.

É possível ver como funciona a pia neste vídeo.

O que você achou do projeto? Concorda que esta não é uma boa forma de conscientização?



Fonte: Super interessante

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário