quinta-feira, 19 de julho de 2012

Investimento em energia solar a cada compra online



Um site holandês promete compensar, sem emitir gases do efeito estufa, a energia gasta para fabricar os produtos que os europeus compram online. Como? Basta que o cliente faça login no Do The Bright Thing* antes de realizar sua compra em lojas virtuais conhecidas na Europa, inclusive a Amazon inglesa.
A partir de um cálculo da energia usada naquele produto – que é mostrado ao lado dos preços -, o Do The Bright Thing investe na instalação de placas fotovoltaicas com capacidade de produzir a eletricidade equivalente, pela captação da energia do Sol. O dinheiro vem de receita de publicidade e de empréstimos de bancos para financiamento de painéis solares. Ou seja, o comprador não paga nada a mais por isso.
Em até dois meses depois da compra o site holandês envia um e-mail ao cliente dizendo quando e onde as placas solares foram colocadas. Em geral a tecnologia é aplicada na Europa –em projetos de pequena ou larga escala. Mas, graças a uma parceria com a ONG Fair Climate Fund*, 5% dos investimentos vão para países em desenvolvimento, onde podem significar acesso à energia.
Sites que oferecem benefícios de acordo com compras online já existem aqui no Brasil. Mas esta proposta é que eles trabalhem por uma “causa”! Você curte a ideia? No que mais eles poderiam ajudar?


Fonte:  Superinteressante  


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário