terça-feira, 24 de julho de 2012

Como andar de bike com segurança em grandes cidades


Trocar os carros pelas bikes é a atitude mais sustentável que pode ser feita em relação aos meios de transporte menos poluentes. No entanto, essa tarefa não é tão simples para quem mora em grandes cidades. Para tornar essa missão mais segura e prazerosa alguns cuidados específicos devem ser tomados.

A Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo preparou uma série de dicas para auxiliar os ciclistas que ainda não têm muita familiaridade com o trânsito da metrópole paulista. As sugestões também podem ser aplicadas em outras localidades.
O primeiro item que deve ser considerado pelo ciclista e que é extremamente importante para a segurança são os acessórios que o deixam mais visível em meio aos carros. Luzes e reflexivos são essenciais para que os outros motoristas enxerguem os ciclistas.

É preciso entender que as bicicletas fazem parte do trânsito, por isso os ciclistas devem evitar trafegar nas calçadas, para também não prejudicar o espaço destinado aos pedestres. Dessa forma, o ideal é andar nas faixas de rua, juntamente com os carros, quando não houver faixa exclusiva. Tendo a opção de ciclovias ou ciclofaixas, opte por elas. No trânsito também é preciso ter atenção total para que seja possível antecipar o movimento dos outros carros, evitando acidentes.
 A escolha da bicicleta também é importante. É preciso ter um meio de locomoção confortável, sempre regulado e bem cuidado. A manutenção deve estar entre os principais itens na lista de preocupação de um ciclista.
Respeito e trânsito devem sempre caminhar juntos. Isso se aplica aos motoristas e também aos ciclistas. O tráfego desrespeitoso pode colocar a vida em risco, sendo um preço muito caro a se pagar apenas por causa da falta de gentileza ou educação.

Antes de colocar essas dicas em práticas e sair pedalando pelas ruas de grandes cidades é preciso começar devagar, com trajetos curtos e bem planejados para que o caminho seja percorrido em sua totalidade. Além disso, é fundamental planejar as rotas para evitar desgastes extremos ou passar por avenidas muito congestionadas. Com informações do Ciclocidade.
Fonte: Ciclo Vivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário