terça-feira, 10 de julho de 2012

8 de Julho: Dia Nacional da Ciência


No último domingo, 8 de julho, foi celebrado o Dia Nacional da CiênciaCriado pela Lei 10.221, de 18 de abril de 2001, este dia é celebrado com o objetivo de incentivar a divulgação do papel estratégico da ciência, da tecnologia e da informação para o desenvolvimento do Brasil. "Sem a ciência e tecnologia, estaríamos muito mal e atrasados. É impensável você melhorar a vida da sociedade sem a ciência. Até a geração de riquezas e a preservação da natureza estão relacionadas ao conhecimento científico, que é dinâmico e cada vez mais tem que se ampliar. É importante a população ter conhecimento", afirma o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), Marco Antonio Raupp.

Recentemente, o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende declarou que um dos maiores desafios do País é incorporar a inovação tecnológica nas empresas. "Temos que criar condições para que os empresários absorvam os cientistas em seu quadro de produção", afirmou em entrevista ao programa de rádio Revista Brasil, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo o ministro, as empresas multinacionais, que cresceram nos últimos anos, investiram em ciência, o que possibilitou o desenvolvimento de novos produtos. "E, assim, ganharam mercado", completou.

Rezende destacou que o País tem muito o que comemorar nesta data. "Estamos progredindo nas áreas científicas. Ocupamos, hoje, o 15º lugar nas publicações científicas no mundo. Temos mais publicações do que países tradicionais em ciência", exemplificou. De acordo com o ministro, um dos fatores que possibilitou esse sucesso foi o aumento dos recursos governamentais para o setor. O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) passou de R$ 350 milhões, há cinco anos, para R$ 2 bilhões. "Com esse dinheiro é que financiamos as pesquisas nas universidades e nas empresas", afirmou.

A ciência brasileira, de acordo com Rezende, tem um destaque nos setores agropecuário, biocombustível e exploração de petróleo em águas profundas. No primeiro, o resultado pode ser conferido na mesa dos brasileiros. Apesar da alta nos preços registrada nos últimos dias, os gêneros alimentícios no Brasil são mais baratos se comparados com o resto do mundo. "Os avanços tecnológicos desenvolvidos pela Embrapa foram incorporados na produção agropecuária. Isso foi fundamental no aumento da safra, na pecuária e na utilização de terras consideradas improdutivas, como o Cerrado", ressaltou.


Fonte: FAPITEC/SE

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário