sexta-feira, 4 de maio de 2012


Dia Mundial do Campo reforça a importância de preservação do bioma






No Brasil, um dos destaques desta data é a necessidade de destinação ambientalmente correta de embalagens de agrotóxicos.


O campo é considerado o mais vasto bioma terrestre, responsável por abranger, aproximadamente, 24% da superfície dos continentes, o que representa cerca de 46 milhões de km2. Em definição, trata-se de uma vegetação formada por herbáceas, ou seja, plantas de pequeno porte, de vida média de um ano que acabam por não desenvolverem caules muito rígidos. Localizam-se, geralmente, em regiões temperadas, com verões quentes e invernos frios.

A atividade que singulariza o desenvolvimento do homem sobre o campo e, consequentemente, a importância de preservação é a Agricultura. Desde o estabelecimento das famílias em aldeias, ainda em eras remotas, o processo agrícola tomou conta do dia a dia e implicou a divisão de trabalho dentro da família. Portanto, foi fundamental à sobrevivência do homem pré-histórico e continua indispensável atualmente.

No mundo, a data 5 de Maio é instituída como mecanismo que visa conferir à devida importância a este sistema vital à sobrevivência humana, animal e vegetal.

Em termos nacionais, o campo segue como alavanca do superávit comercial. Desta forma, perdura como importante fonte de emprego, geração de renda e riqueza para o país.

 No Brasil esta importância é registrada com a instituição do Dia Nacional do Campo, que é comemorado em 18 de agosto, desde 2005. O principal objetivo desta data é promover a conscientização ambiental da agricultura através, por exemplo, da destinação correta de embalagens de agrotóxicos. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário