quinta-feira, 3 de maio de 2012

03/05: Dia Internacional do Sol




É extremamente lindo e prazeroso quando saímos de casa e nos deparamos com aquele dia ensolarado logo pela manhã, entretanto precisamos lembrar que não é só pela beleza que ele proporciona que a estrela central do nosso sistema solar merece uma data para ser lembrada e comemorada.

No dia 3 de maio é comemorado o dia internacional do Sol que é a mais importante fonte de energia para o Planeta Terra. Por meio dele todos os combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais. O sol também é responsável pelo processo de evaporação, o qual causa reabastecimento de rios e lagos que desaguam no mar.

Além disso, o Sol ainda possui papel fundamental na saúde. Para termos ossos e dentes em bom estado, por exemplo, precisamos de vitamina D, que atua no metabolismo do cálcio e do fósforo, prevenindo o raquitismo. Essa vitamina não é encontrada pronta na maioria dos alimentos. Geralmente, eles contêm um precursor que se transforma na vitamina quando expostos aos raios do Sol. Uma deficiência de vitamina D causa problemas nos dentes, torna os ossos fracos e contribui para os sintomas da artrite. Também pode causar raquitismo (doença que impede a calcificação normal dos ossos).

Dessa forma, a ABES-SP relembra da importância da principal estrela que compõe o sistema solar, que merece muito mais que um dia para ser homenageada. 





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário