segunda-feira, 23 de abril de 2012

22 de abril: Dia do Planeta Terra


No dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra. O movimento de comemoração começou da década de 1970, nos Estados Unidos, e ganhou o Brasil como adepto a partir de 1990. A intenção da data é atentar os cidadãos do mundo todo para a preservação do planeta em que vivemos – que passa por sérios problemas ambientais há muito tempo.

A Terra é o enorme lugar onde vivemos e a sua capacidade de abrigar um grande numero de habitantes vem sendo destruída pelos seus próprios “moradores”. O mau uso da água, excesso de carros, desmatamento de florestas, verticalização das cidades e grande volume de lixo produzido, são apenas alguns dos hábitos que contribuem para a degradação da Terra. 


Para ilustrar esse triste panorama, podemos usar a destruição da Camada de Ozônio como uma grande questão a ser tratada. A camada de ozônio funciona como uma capa de gás que envolve o planeta, servindo para protegê-lo de algumas radiações nocivas ao ser humano. A grande questão é que grande parte dos gases emitidos na atmosfera, em decorrência dos nossos hábitos, estão destruindo nossa estrutura e, consequentemente, alterando a composição natural da Terra, aumentando bruscamente as nossas temperaturas. Os reflexos desse descaso estão cada vez mais presentes no cotidiano dos cidadãos: a incidência dos registros de câncer de pele, por exemplo, tem aumentado exponencialmente.

A elevação dos níveis dos oceanos, provenientes do derretimento das geleiras é outra característica dos maus tratos dados à natureza. Tal instancia envolve não somente nós, seres humanos, como também os animais habitantes de diversas partes do globo. Varias espécies estão entrando em extinção de uma forma massiva e extremamente rápida. 

Geleira derretendo em decorrência do aquecimento global

Enquanto habitantes do Planeta Terra, devemos tomar pequenas atitudes diárias para utilizar seus recursos de maneira sustentável. Algumas pequenas mudanças podem propiciar uma mudança significativa da nossa qualidade de vida: economizar água, trocar o transporte particular pelo coletivo, evitar o consumo desnecessário de produtos, compostagem caseira e separação do lixo, são atitudes que passariam a mudar o cenário ambiental dos dias atuais. Não podemos esquecer que o planeta é nossa única casa, instransponível e intransferível.

“O mundo em que vivemos não nos foi dados de presente por nosso pais, mas sim emprestado por nossos filhos e netos.”









Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário