quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de abril: Dia do Índio

Todos os anos, no dia 19 de abril, comemora-se o Dia do índio. A data criada por Getúlio Vargas em 1940 celebra até os dias atuais a inegável importância do povo indígena como um dos construtores da identidade Brasileira.


É impossível pensar na historia sem uma relação direta com os primeiros habitantes desse lugar. Antes da chegada do homem branco, estima-se que existiam aproximadamente 5 milhões de indígenas residentes aqui – um dado que chega a parecer absurdo, pois atualmente encontram-se apenas 400 mil índios no território brasileiro (principalmente em reservas protegidas pelo governo). Os indígenas foram, de fato, massivamente dizimados pelo homem branco que veio ao Brasil com o intuito de explorar nossas riquezas naturais com a finalidade de fazer comercio na Europa.

Infelizmente, o desrespeito e repressão com os povos indígenas brasileiros ainda acontece atualmente. Em função da exploração de minérios e recursos naturais, muitos índios acabam por perder suas terras e seu espaço físico, mostrando um etnocídio cruel vigente até hoje (leia-se o caso da Usina de Belo Monte, que destruirá muitas propriedades indígenas em sua realização).

Nesta data, ocorrem diversas manifestações que ressaltam a importância da cultura indígena: nas escolas são realizadas atividades para o conhecimento das crianças acerca do tema, museus apresentam exposições e vários municípios comemoram através de festas, por exemplo. A data deve ser sempre lembrada e homenageada das melhores formas possíveis para que aja uma maior integração entre a nossa historia nativa e os hábitos modernos. 


Curiosidades:

Principais etnias indígenas brasileiras e sua população estimada:
- Ticuna: 35.000
- Guaranis: 30.000
- Caiagangue: 25.000
- Macuxi: 20.000
- Tarena: 16.000
- Guajajara: 14.000
- Xavante: 12.000
- Ianomâmi: 12.000
- Pataxó: 9.7000
- Potiguara: 8.000
(Fonte: Funai)

Principais costumes dos índios brasileiros:
- Os índios brasileiros alimentam-se exclusivamente de alimentos retirados da natureza;
- Costumam fazer rituais em que pintam o corpo, com muita dança e música;
- Realizam rituais de passagem entre a fase infantil e a adulta;
- Tratam doenças com ervas naturais e realizam rituais de cura regidos pelo Pajé;
- Possuem uma religião embasada nas forças da natureza.






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário