terça-feira, 23 de junho de 2015

Presidente da ABES-SP abre o Seminário Regional de Saneamento Rural, realizado em Campinas

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental –Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Comitês PCJ, Agência das Bacias PCJ e ABES-SP – Subseção Campinas, está promovendo, nesta segunda e terça-feira (22 e 23 de junho), o Seminário Regional de Saneamento Rural. O encontro, realizado no Auditório CATI, em Campinas, visa conhecer e discutir modelos de gestão em saneamento rural, resultados, arranjos institucionais, fontes de recursos e sustentabilidade ambiental.
A abertura do evento foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 22, e contou a presença dos representantes das instituições organizadoras, entre eles o engenheiro Alceu Guérios Bittencourt, presidente da ABES-SP. Na ocasião, Alceu Bittencourt destacou o trabalho da ABES-SP e de seu caráter multiprofissional. “A ABES é uma entidade que está completando 50 anos no próximo ano. É a mais antiga entidade de profissionais que atuam no setor de saneamento e meio ambiente no país e é uma entidade aberta a profissionais de todas as formações universitárias e técnicas e procura atuar buscando parcerias com diversas instituições. Tem uma estrutura que comporta subseções e câmaras técnicas. Nós temos essa Câmara Técnica de Saneamento Rural atendendo comunidades isoladas que vem promovendo um bom trabalho há muitos anos na discussão dessas questões e procurando articular essa parceria com os comitês de bacias, as universidades, prefeituras e entidades como a ASSEMAE, a Sabesp e a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos”.
O engenheiro também ressaltou a importância do trabalho integrado para conquistar a universalização do saneamento. “O que nós buscamos é contribuir para que se articulem esforços numa questão que não é institucionalizada como a questão do saneamento rural. Nós temos condições de começar a falar em universalização de atendimento sanitário no Estado de SP. Nós devemos reconhecer que temos um caminho muito longo na questão do saneamento rural e conseguimos ter uma atuação sistemática, uma organização de soluções de tecnologia e gestão. É fundamental que haja um mínimo de assistência técnica no que se vai implantar. Esperamos que esse seminário contribua para essa articulação, para essa discussão de soluções de capacitação técnica, de busca de adequação institucional e formas de financiamento”, afirmou.
Além de Alceu Bittencourt, Américo Sampaio, coordenador da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH); José Carlos Rossetti, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), e representante da Secretaria Agricultura; Sérgio Razera, presidente da Agência PCJ; João Primo Baraldi, membro da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES e dos Comitês de Bacias do PCJ; o Professor Adriano Tonnetti, coordenador da Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp; e Claudemir Oliveira, Diretor de Projetos da Fundação Instituto de Terras do Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (ITESP), também participaram da solenidade da abertura.
Para Ana Lúcia Brasil, coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas, esse tipo de evento, relacionado ao tema saneamento e realizado no interior do Estado, é muito importante, pois promove a discussão em nível regional. “Nós temos hoje muita gente - inclusive os prefeitos, os técnicos, o pessoal da universidade e do Ministério Público-, que está junta aqui exatamente para discutir soluções para as áreas rurais.Para o meio urbano a gente já tem a solução, mas com o rural, ainda não se sabe o que fazer, não se sabe quem vai tomar conta. Você não pode deixar sempre a critério do usuário, para que ele tome conta de tudo sozinho, é impossível. Então nós temos que buscar soluções para eles.”
alceu saneamento rural campinas
Esta segunda-feira, primeiro dia do encontro, teve participação de Juliana Garrido, do Banco Mundial/BIRD, que integrou o ‘Painel Saneamento Rural no Brasil’, com a palestra ‘Estudos dos Modelos de Gestão em Saneamento Rural no Brasil’, seguida por apresentações de Dayany Schoecher Salati, da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), que falou sobre ‘O Programa Nacional de Saneamento rural no Brasil e a atuação do programa SUSTENTAR, uma nova estratégia para a Sustentabilidade’; e Carla Veiga, da Agência Nacional de Águas (ANA), que ministrou a palestra ‘ANA e o Uso das Águas Residuárias na Agricultura’.
O seminário também contou com a participação de Nelson Barbosa, membro do Comitê PCJ e da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, que falou sobre ‘Ações de Saneamento Rural dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (conservação de nascentes, reflorestamento, reúso de água e saneamento básico)’; e do Dr. Rodrigo Sanches Garcia do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), que encerrou as apresentações do dia com a palestra ‘Saneamento Rural e a Atuação do Ministério Público’.
saneamento rural campinas
Nesta terça-feira, dia 23, teremos o segundo dia do Seminário Regional de Saneamento Rural, tendo, entre os palestrantes, Mônica Bicalho PintoRodrigues, coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, em âmbito nacional. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário