quinta-feira, 25 de junho de 2015

ABES-SP realiza abertura da 10ª edição do DIADESOL e lança Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos voltada para Crianças

Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paulo (ABES-SP) realizou, nesta quarta-feira, dia 24, a abertura do DIADESOL-2015.
Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, também conhecido como DIADESOL das Américas (da expressão de origem espanhola Dia de los Desechos Sólidos) foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. Esta é a décima edição da campanha.
Na ocasião também foi lançada a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, desenvolvida pela ABES-SP, com patrocínio do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (SELUR), que tem como objetivo esclarecer informações acerca da Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma didática. A Cartilha já está disponível para download no site da ABES-SP (Clique aqui e acesse).
A coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, Roseane Garcia, iniciou a solenidade explicando quais são os novos objetivos desta edição do programa. “São 10 anos de DIADESOL e nós já temos todo um histórico, durante esta nossa longa jornada. Mas nessa edição nossa intenção é inovar. Queremos sair da questão do DIADESOL clássico, com aqueles objetivos tradicionais que nós já conseguimos conquistar. Começamos hoje com o Programa Resíduos e Cidadania, que utiliza a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, que nós produzimos, como um meio de fazer com que o DIADESOL chegue efetivamente às escolas. Desta vez nós queremos difundir todo o saber e o conhecimento técnico da ABES em um âmbito maior, fazendo com que a informação chegue para um número maior de pessoas”.
DSC 0104 - Cópia

Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, inicia a apresentação
A engenheira também explicou que este ano o DIADESOL será aberto à participação voluntária e ressaltou a necessidade de ampliar e sistematizar o voluntariado dentro do programa. “Nós precisamos dessa responsabilidade em ter o trabalho voluntário. Pouco ou muito, o Brasil precisa que nós dediquemos ao menos um percentual do dia a dia para este tipo de iniciativa.”
Estiveram presentes no evento alguns dos representantes dos apoiadores do DIADESOL, entre eles, Ana Marina Martins de Lima, do Blog Ambiente do Meio; Célia G. Castelló, da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS); Ana Lúcia Montoro e Odair Luiz Segantini, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE); Elisangela Cavalcante, da Associação Paulista Viva; Irady Montenegro, do Condomínio Conjunto Nacional; Delaine Romano, do Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo; Antonio S. Garcia, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP); e Milker Julio Schaefer e Ana Paula Caodaglio, do SELUR.
Ana Paula Caodaglio falou sobre a satisfação do sindicato com esta realização. “Nós do SELUR estamos muito felizes, tanto com o resultado inicial, que é a produção da cartilha, como com o início dessa nova ação, que é entrar nas escolas e conseguir formar as nossas crianças com a cultura de resíduos sólidos, como cuidar e como tratar. A gente sabe que esse é um processo difícil, mas é pelas crianças que a gente tem que começar”, afirmou.
Importantes profissionais do setor também marcaram presença, como Karen Soraia Meca, da Saneproj; Daniela Augusta Watanabe Vaz Kuhn, presidente da ONG Ecos da Natureza; Jeovanildo Farias e Paulo Pieve, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Angela Samira Martins, da Associação Reciclázaro; Maria Vitória Garcia Molina, do Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul; Teresa Villac, da Advocacia-Geral da União (AGU); e José Antonio Bacchim, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), que parabenizou a associação pela realização. “Eu acho que o caminho é esse, seja em que área for, nós precisamos focar nas crianças. Eu também sou professor e valorizo muito o trabalho realizado com as crianças, porque aqueles que têm esse ensinamento desde pequenos, além de crescerem com um nosso pensamento, uma nova cultura, também são capazes de modificar os hábitos do pai, da mãe, dos adultos.”
A abertura do 10º DIADESOL ainda contou com uma palestra Superintendente do SEMASA – Santo André e Conselheiro da ABES-SP, o engenheiro Sebastião Ney Vaz Junior, que falou sobre ‘O Município e sua atribuição na PNRS, o que devemos fazer’. Clique aqui e saiba mais sobre a palestra
O evento também marcou a abertura das inscrições para os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador 2015. O concurso de desenhos está aberto para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas. No caso dos vídeos, para todos que queiram participar com uma produção audiovisual amadora.
As crianças podem enviar seus desenhos diretamente à ABES ou através da escola, que enviará todos os desenhos dos alunos que quiserem participar, mas cada aluno deverá ter seu próprio desenho. O objetivo é que os professores incentivem os estudantes a refletir sobre o assunto. O desenho deve abordar o tema “Como você vê o Lixo do seu bairro?”, e a comissão julgadora avaliará os trabalhos e elegerá os finalistas, conforme os critérios de criatividade, originalidade, temática e mensagem. O vídeo deve ser acerca da temática de “resíduos sólidos” e os tópicos avaliados serão: criatividade, originalidade, fotografia, trilha sonora, mensagem, roteiro, edição de imagem, efeitos visuais e relevância da informação.
Não é necessário se inscrever previamente. Os interessados devem enviar o desenho ou vídeo até dia 29 de setembro, pelo Correio, ou entregar pessoalmente para a sede da ABES-SP, na Rua Eugênio de Medeiros, 242, 6º andar, CEP: 05425-900 – Pinheiros – São Paulo/SP, com identificação no envelope: CONCURSO DESENHO INFANTIL - DIADESOL 2014 ou CONCURSO VÍDEO AMADOR - DIADESOL 2015 (os vídeos deverão ser entregues em formato padrão DVD-R ou vídeo-CD).
A primeira fase de votação será realizada entre os dias 30 e setembro e 02 de outubro, por uma comissão julgadora composta por profissionais de diversos segmentos, designados pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP. Na segunda, os desenhos e vídeos selecionados irão para o site da ABES-SP, e estarão disponíveis para votação do público, no período de 14 a 28 de outubro.
O resultado será divulgado no dia 07 de novembro, durante o evento de encerramento da campanha. O regulamento completo dos concursos está disponível no link: http://www.abes-sp.org.br/diadesol
DSC 0143 - Cópia
Participantes da abertura do 10º DIADESOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário