sexta-feira, 29 de maio de 2015

“Crise hídrica traz oportunidades para o saneamento”, afirma Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da ABES, em palestra da CT Recursos Hídricos da ABES-SP

A crise hídrica que atinge várias regiões do Brasil e preocupa países em todo o mundo é uma oportunidade para o setor de saneamento. A afirmação foi feita pelo presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, em palestra promovida pela Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-SP, nesta quinta-feira, dia 28. “Temos que participar do debate, provocar a discussão propositiva dos temas do setor, procurar políticos que se engajem, viabilizar investimentos. Muita coisa pode mudar a partir da crise para que o setor de saneamento deixe de ser o primo pobre das áreas de infraestrutura no Brasil”, ressaltou.
Abordando o tema “Perdas de água”, Dante discorreu sobre o cenário do saneamento no país, onde os índices podem chegar a 60% em algumas regiões. “Há municípios sem quadros profissionais, sem recursos, sem conhecimento de tecnologia disponível, fatores que impactam diretamente nos índices de perdas de água.”
No Brasil, um fator que agrava o índice são as perdas comerciais. Em países como o Japão, explicou, não há perdas comerciais como nós temos. “Quando estive em Tóquio, perguntei aos japoneses qual era o número de fraudes por ano: eram 10, uma situação muito diferente da nossa.”
O grande desafio do saneamento no momento atual, para o especialista, é unir o setor. “Temos que agarrar esta oportunidade, uma tarefa que a ABES vem tentando fazer. Temos que dar passos firmes no sentido de reestruturar as companhias estaduais, que têm um papel chave. E é preciso que todos os níveis de governo assumam sua responsabilidade, não só o federal, mas o estadual e o municipal.”
Dante enfatizou que o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que a ABES promoverá no Rio de Janeiro entre 4 e 8 de outubro, terá a crise hídrica e as perdas de água como alguns dos temas principais da programação, sempre reforçando o caráter propositivo dos debates da entidade.
Nesse sentido, a Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-SP, criada com o intuito de ser um ambiente de discussão qualificado e de excelência técnica, acompanhando os temas do saneamento, como a crise de escassez hídrica, tem um papel muito importante, como afirma o presidente da ABES. “Esta Câmara está indo muito bem, participando das discussões do setor, reunindo profissionais competentes, que têm muito a contribuir.”
20150528 190858
 Dante Ragazzi se apresenta na Mesa-Redonda 'Perdas de Água' 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário