terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde: Segurança dos Alimentos

Confira o artigo escrito pela engenheira Roseane Garcia Lopes de Souza, vice-coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Pública da ABES-SP, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

Alimentos não saudáveis ​​estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano, a maioria crianças. Os alimentos que contêm bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas nocivas causam mais de 200 doenças, que vão desde diarréia ao câncer.
O tema do Dia Mundial da Saúde 2015 é a segurança alimentar
Com a crescente globalização do fornecimento de alimentos, é necessário cada vez mais claro  fortalecer os sistemas que garantam a segurança dos alimentos em todos os países. É por isso que a OMS tem usado o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril de 2015, para promover medidas para melhorar a segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia do campo à mesa .
A OMS ajuda os países para prevenir, detectar e responder a surtos de doenças transmitidas por alimentos, de acordo com o Codex Alimentarius, uma coleção de normas, diretrizes e códigos de prática da comida que abrange todos os principais alimentos e processos, juntamente com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Cinco chaves para uma alimentação mais segura
A segurança alimentar é uma responsabilidade partilhada. É importante trabalhar ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos, de agricultores e fabricantes para varejistas e consumidores. A publicação da OMS cinco são as chaves  para uma Alimentação mais Segura :
Chave 1: mantenha-o limpo
Chave 2: mantenha alimentos crus e cozidos separados
Chave 3: cozinhe bem os alimentos
Chave 4: mantenha os alimentos a temperaturas seguras
Chave 5: use água potável e matérias-primas seguras
O Dia Mundial da Saúde 2015 é uma oportunidade para alertar aqueles que trabalham em diferentes setores do governo, os agricultores, fabricantes, varejistas, profissionais de saúde e consumidores sobre a importância da segurança alimentar, e aumentar a conscientização sobre o papel que cada um pode desempenhar para temos a confiança de uma alimentação segura e confiável.
  


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário