terça-feira, 13 de novembro de 2012

Casa sustentável mescla filosofia oriental e ocidental de arquitetura


O projeto da Para Eco House foi idealizado por uma equipe de arquitetos chineses da Universidade de Tongji, combinando a filosofia oriental de Dao, com ideias da arquitetura ocidental. A lógica espacial da residência é dividida em quatro espaços: exterior, semi-aberto, fechado e pátio interno.

Seguindo este perfil de construção e para alcançar a divisão destes espaços, os arquitetos utilizaram três camadas. A primeira delas é o espaço semi-aberto, cercado por uma pele de madeira, em formato de losangos. Esta estrutura permite o aproveitamento de luminosidade e ventilação natural, além de fornecer sombra para a vegetação inserida nos espaços da fachada de madeira.

Este espaço conta com painéis fotovoltaicos instalados no telhado e a utilização da vegetação na película vertical de madeira promove uma sintonia entre a natureza e o espaço interior.


O segundo segmento é o espaço fechado, que é composto por uma área de 55,8 metros quadrados e possui quase todas as funções de uma casa comum. A diferença entre esta construção e a maior parte das tradicionais é a falta de divisórias para a separação dos cômodos. Ele é internamente aberto, evitando barreiras visuais e permitindo o livre acesso dos moradores aos ambientes.

O pátio interior é a ligação interna da casa com o ambiente externo. Ele exerce papel fundamental no equilíbrio e ainda serve como o espaço central funcional da casa e o principal sistema de ventilação e entrada de luz natural no interior da residência.


A aplicação de uma pele isolante térmica garante a eficiência energética necessária para reduzir significativamente o consumo da residência, tanto em períodos frios, como em épocas mais quentes. Outro fator que reduz os impactos ambientais da construção é a utilização de bambu como material estrutural.


A Para Eco House foi finalizada neste ano e está instalada em Madri, na Espanha.

Fonte: Ciclo Vivo 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário