sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Arquiteta brasileira projeta parque linear para a Vila Madalena



A premiada arquiteta Anna Dietzch projetou mais uma área verde para a cidade de São Paulo. Sua ideia é criar um parque linear na Vila Madalena, além de um plano de bairro. As propostas estão na Secretaria do Verde e serão encaminhadas para licitação.

O Parque Linear Córrego Verde terá 65,4 mil metros quadrados. Na construção será implementado uma tecnologia que permitirá maior absorção de água na região, para conter as enchentes em longas temporadas de chuva. Portanto, o piso será feito de um material permeável.

"Ele funcionará como um minipiscinão já que, além de deixar a água entrar no lençol freático, ele próprio conseguirá reter a chuva e diminuir as enchentes", afirma Anna ao O Estado de S. Paulo. No entanto, ela ressalta que não resolverá a questão por completo. "O problema das enchentes ali, porém, só vai ser resolvido com uma obra extra de aumento das galerias pluviais".

Com 1,6 quilômetro de extensão, o projeto do parque não deve causar desapropriações. Na primeira fase será feito o desenterramento da nascente do Córrego Verde, localizada próximo à estação Vila Madalena do metrô. Serão interligadas algumas praças e as ruas com pouco movimento de carros serão fechadas.

"O futuro parque linear deve acompanhar o leito do rio e ajudar na drenagem das águas pluviais, contenção de enchentes, além de favorecer a circulação de pedestres e ciclistas, fortalecendo assim a expressão cultural, de recreação e lazer", afirmou, em nota, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Na semana passada, ativistas da capital paulista promoveram o evento “Existe Rio em SP”. A mobilização reuniu os moradores, com diversas atrações musicais, esportivas e artísticas, a fim de unirem forças em favor da implementação do parque.

O projeto precisa ter a concessão da Licença Ambiental de Instalação (LAI), que será votada no Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades). Além do parque, está prevista a construção da Praça das Águas. No espaço haverá quadras de basquete, terraço de esculturas, playground infantil e um mirante com vista para o bairro.

Com informações de O Estado de S. Paulo e Vila Mundo.

Fonte: CicloVivo

Um comentário:

  1. lindo seu espaço :-)
    estou compartilhando aqui
    Forte abraço Renato Artesanato em MDF

    ResponderExcluir