terça-feira, 18 de setembro de 2012

Soluções ecológicas para afastar insetos



Ainda estamos no inverno, mas as temperaturas registradas nas principais capitais do país são similares ao verão. Um dos problemas do calor intenso é que costuma atrair insetos de todos os tipos. Nestas épocas cresce a procura por produtos inseticidas.

Os inseticidas podem ser muito eficientes no combate aos insetos, porém são prejudiciais ao meio ambiente e até à saúde humana. Por isso, o CicloVivo ensina algumas soluções ecológicas para afastar formigas, moscas, mosquitos, baratas e pernilongos.

- Para afastar formigas

Nos locais onde as formigas passam e costumam aparecer, espalhe um dos itens a seguir: cravos da índia, borra de café; sal; farinha de trigo (branca); cinza; ramos de menta ou gotas de óleo essencial de menta numa bola de algodão; bolas de cânfora, um limão cortado num pires ou algodão umedecido com gotas de óleos essenciais de hortelã-pimenta, hortelã e citronela.

Em alguns casos, esses produtos podem não ser suficientes. Para as formigas mais resistentes coloque punhados de cravo-da-índia, folhas de louro e cascas de limão ou de tangerina, todas essas ervas possuem óleos essenciais repelentes. Outra opção é usar um composto de hortelã seca, pimenta-de-caiena e bórax.

A mistura de água e vinagre também ajuda a afugentá-las. Basta passar nos objetos em que as formigas aparecem.

- Para afastar moscas e mosquitos

Espalhe chumaços de algodão embebidos em lavanda pela casa para afastar esses insetos. Outra opção é colocar tigelas com cascas frescas de limão e laranja misturadas com cravos secos.

Das ervas também podem ser feitos molhos para serem colocados em jarras ou vasos. No composto escolha alguns dos produtos a seguir: sabugueiro, alfazema, hortelã, hortelã-pimenta, artemísia, poejo e arruda. Se não quiser fazer molhos, basta apenas espalhar eucalipto, manjericão, alecrim e folhas de louro pisadas em uma taça com água.

- Para afastar baratas

A solução mais simples para impedir que elas cheguem perto de suas roupas é colocar folhas de louro nas gavetas. Já para a casa, misture uma massa de 100 ml de ácido bórico com uma colher de sopa de farinha de trigo e uma cebola picada faça bolinhas e espalhe-as em sua residência.

Assim como outros insetos, as baratas podem ser repelidas com algodão embebido em óleos essenciais e com sachês de cravo-da-índia. Não se esqueça de colocar protetores nos ralos e consertar canos quebrados, pois ambientes úmidos atraem as baratas.

- Para afastar pernilongos

Prepare uma solução com parafina líquida, leite e água e aplique-a nas paredes, vãos de janelas e pontos de luz. Outra dica é utilizar citronela, a planta é conhecida por ser um eficaz repelente ecológico. Considerado um biopesticida, o óleo essencial dela pode ser usado para afastar diversos insetos e a melhor opção é comprá-lo pronto, uma vez que a extração caseira do óleo da planta não é muito fácil de ser realizada.

Os pernilongos também podem ser afastados com a ajuda de ramos de hortelã e com limões cortados ao meio e espetados com cravos. 



Com informações de 365 coisas que posso fazer e Blog da Karlinha.

Fonte: CicloVivo

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário