quinta-feira, 13 de setembro de 2012

São Paulo tem 7º Desafio Intermodal


Acontece nesta quinta-feira (13) a 7ª edição do Desafio Intermodal. O projeto é idealizado pelo Instituto CicloBr em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, que acontece na próxima semana.

De acordo com o grupo organizador, o “Desafio Intermodal pretende mostrar as infinitas possibilidades de se locomover nos centros urbanos, a eficiência sustentável de cada deslocamento, além de analisar o desempenho do transporte público ano a ano”.

A edição deste ano conta com 15 participantes, que se deslocarão de um dos principais centros comerciais da cidade, a Av. Berrini, localizada na Zona Sul, até a prefeitura, no centro da capital paulista. Todos os participantes sairão ao mesmo tempo com diferentes meios de transporte e combinações.

Os modais analisados são:

1. Pedestre caminhando

2. Pedestre correndo

3. Ciclista por vias rápidas

4. Ciclista por vias calmas

5. Handbike (Bicicleta guiada com as mãos)

6. Ciclista +Metrô com bicicleta dobrável

7. Motociclista

8. Automóvel

9. ônibus

10. Trem + Metrô

11. Trem + Ônibus

12. Patins

13. Cadeirante + Transporte Coletivo

14. Skate

15. Helicóptero

Esta não é a primeira vez que um helicóptero entrará na disputa. No entanto, mesmo com a rapidez com que o helicóptero voa, ele não venceu nenhuma das edições. Em 2009, a nave foi derrotada pela bicicleta e em 2010 foi desclassificado por não conseguir alçar voo devido ao mau tempo.

Além de calcular o tempo necessário para a conclusão do percurso, o Desafio mensura o impacto ambiental e os gastos necessários para o deslocamento. A bicicleta tem sido destaque nas disputas. Em 2011, o ciclista vencedor percorreu os dez quilômetros em apenas 20 minutos, enquanto o motorista do carro levou 74 minutos.

O encontro começa às 17h e às 18h é dado o sinal de largada. O Instituto CicloBR contará com representantes na Berrini e também no ponto de chegada. Todos os participantes estarão uniformizados. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário