quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Equipamentos reaproveitam água da torneira em vasos sanitários




As descargas nos vasos sanitários que acionamos todos os dias geram incontáveis perdas de água. Estima-se que, todos os anos, mais de 19 mil m³ de água escorram pelo ralo. Para minimizar os efeitos dessas perdas, algumas empresas estão desenvolvendo alternativas de reaproveitamento. O conceito é simples: os novos equipamentos utilizam a água que cai pelo cano da pia e reaproveitam-na no sistema de descarga.

Os australianos da Caroma produziram o Profile 5, um dispositivo que é, ao mesmo tempo, torneira e vaso sanitário. Ele vem com uma pia instalada na parte superior, aproveitando o espaço do banheiro e dispensando o uso da água diretamente no vaso. Esse sistema garante uma redução de até 70% no consumo de água nos banheiros.

A empresa faz parte dos conselhos ecológicos do Canadá e dos EUA, e o projeto da Profile 5 foi eleito entre os dez utensílios mais brilhantes pela revista norte-americana Popular Mechanics.

Acompanhando a tendência de produção, a empresa norte-americana Sloan Valve desenvolveu oSloan® AQUS® Greywater System, um sistema de reaproveitamento no qual toda a água que cai da torneira é posteriormente utilizada na descarga.

O reuso acontece em etapas: primeiramente, a água passa por um filtro que retém os resíduos dispensados na pia. Logo depois, ela fica depositada numa caixa embaixo do lavatório, até que alguém acione a descarga, bombeando a água armazenada para o vaso.


Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário