terça-feira, 4 de setembro de 2012

Empresa britânica projeta turbina eólica offshore de alta eficiência


A empresa britânica Wind Power trabalha o desenvolvimento de tecnologias que tornam o aproveitamento da energia eólica mais eficiente. Em 2010, a companhia apresentou o Aerogenerator de eixo vertical como uma alternativa à produção offshore. Agora a ideia é tornar a estrutura ainda mais eficiente.

O modelo possui a metade da altura de uma turbina de eixo horizontal com a capacidade equivalente. Outras vantagens ainda são identificadas na estrutura, que não tem limitações de peso, como as turbinas tradicionais, e suas lâminas não sofrem com o peso induzido pelo desgaste.

O formato da turbina também permite que sejam suportados ventos mais fortes, bastante comuns de ocorrerem nos oceanos, onde são construídas as fazendas eólicas offshore.

O primeiro protótipo da empresa foi melhorado, agora a Wind Power espera dobrar a capacidade da estrutura, ao mesmo tempo em que reduziu o peso da turbina pela metade. Para conseguir isso, as hélices são feitas em fibra de carbono, mais leves e resistentes que as tradicionais.

Os testes iniciais são feitos com um sistema operacional de 50 kW. A partir de diversos estudos aerodinâmicos e das condições naturais, a empresa britânica pretende alcançar uma versão capaz de atingir dez megawatts. O modelo será instalado na Universidade de Cranfield.



Com informações do TreeHugger.

Fonte: CicloVivo

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário