quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As 19 empresas "tropa de elite" do Índice Dow Jones de Sustentabilidade



O Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) renovou seu portfólio para 2012/2013. A nova composição entrará em vigor no próximo dia 24 e reúne 340 empresas de 30 países. Nove brasileiras integram a carteira este ano: Bradesco, Cemig, Embraer, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobras, Redecard, Fibria e a estreante Duratex. A revisão abrangeu 2.500 empresas de 58 setores.

Para serem incluídas, elas passam por rigoroso processo seletivo, que analisa dados econômicos, desempenho ambiental e social, avaliação de governança corporativa, gestão de risco, mitigação da mudança climática e práticas trabalhistas. Coduzida pela SAM Research AG, empresa de gestão de ativos voltada para investimentos sustentáveis, com sede em Zurique, na Suíça, a seleção apontou um líder para cada um dos 19 supersetores entre os 58 do índice. A Itaúsa é a única brasileira a figurar na lista de elite, como líder no segmento de serviços financeiros.

BMW


Líder no setor de automóveis - A empresa alemã BMW, fabricante de carros e motocicletas de luxo, é a líder no setor mundial de automóveis pelo índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World na sigla em inglês). Segundo avaliação da SAM, a empresa está comprometida com a sustentabilidade de seu produto e suas operações através de uma rede de produção cada vez mais eficiente no uso de recursos, na reciclagem de materiais e na criação de modelos de carros mais ecológicos.

Exemplo disso é o grupo BMW i3, o primeiro totalmente livre de emissões, "refletindo o compromisso da empresa com a redução do seu impacto ambiental", diz o relatório, destacando como positivo a inovação agressiva da empresa para desenvolver e aprimorar tecnologias que contribuam para a redução do consumo de combustível.

Australia & New Zealand Banking Group Ltd


Líder no setor de bancos - Fundado em 1835, o ANZ é a terceira maior organização bancária da Austrália e a maior na Nova Zelândia. Práticas ecofriendly de negócios, procedimentos excepcionais de risco e gestão de crises, além do foco em investimentos sustentáveis e socialmente responsáveis tornaram a rede líder em desempenho sócioambiental no setor de bancos pelo DJSI World. Além disso, diz um trecho do relatório, o “ANZ tem uma estratégia clara para reduzir sua pegada ambiental de longo prazo, e transparente, comunicando suas metas e progresso”.


UPM-Kymmene Oyj


Líder no setor de recursos básicos - A UPM-Kymmene Oyj, maior fabricante mundial de papéis gráficos, é a empresa com o melhor desempenho sócioambiental no setor de recursos básicos, segundo o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Apesar do segmento de papel ser o ponto forte da empresa, representando quase 70% das vendas, a companhia atua também na área de celulose, sivicultura, energia e madeira compensada.

De acordo com relatório, a estratégia de negócios da companhia promove a sustentabilidade social e ambiental em todo seu processo produtivo. Adotando uma abordagem de "eco-design", que promove o uso de matérias-primas renováveis e recicláveis no desenvolvimento do produto, a empresa reduziu o impacto ambiental de seus produtos sobre o seu ciclo de vida. E, por meio de um programa de origem responsável, a UPM aplica padrões éticos, ambientais e sociais rigorosos na seleção de fornecedores, diz a análise da SAM.

Unilever


Líder no setor de bebidas e alimentos - A Unilever aparece na lista do índice Dow Jones de Sustentabilidade como a companhia que mais se preocupa com o tema no setor de alimentos e bebidas. De acordo com a análise, a empresa consegue aliar crescimento com redução de impactos ambientais, atuando de forma socialmente responsável.

Itaúsa Investimentos Itaú S.A.


Líder de serviços financeiros - Holding que controla o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, Itautec (Tecnologia da informação), Duratex (papel e celulose), Elekeiroz (indústria químicas) além de outros empreendimentos, a Itaúsa foi classificada como líder no setor de serviços financeiros pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Conquistou, ainda, a maior nota do segmento em doze quesitos: política anticrime e fraudes, gerenciamento da marca, CRM, engajamento com públicos estratégicos, gerenciamento de fornecedores, riscos e oportunidades nos negócios, política Ambiental, inclusão financeira, desenvolvimento do capital humano, indicadores de práticas laborais e direitos humanos, além de retenção e atração de talentos.

Siemens


Líder em indústrias diversificadas - Pela décima vez consecutiva, a Siemens foi premiada por suas ações de sustentabilidade e liderou a categoria de indústrias diversificadas. Segundo a análise, a Siemens está focando intensamente na expansão de seu portfólio ambiental, redução de emissões e utilização eficiente dos recursos naturais. Segundo a companhia, o objetivo é gerar mais de 40 bilhões de euros em receita com tecnologias verdes até o final do exercício de 2014.

Phillips


Líder em bens de lazer - A Philips é líder em desempenho socioambiental na área de bens de lazer. De acordo com os critérios de avaliação, a Philips busca uma abordagem abrangente para a sustentabilidade, refletindo seu compromisso de melhorar a saúde de seus clientes e bem-estar. Através de extensos esforços de P&D, a Philips apresenta um progresso notável em inovação verde e manufatura, abordando reciclagem de resíduos, o consumo de água, bem como a utilização de substâncias perigosas restritas.

Akzo Nobel N.V.


Líder em produtos químicos - A Akso Nobel N.V., empresa holandesa que atua nos setores químico, de tintas e produtos de saúde empregava 57.200 pessoas no mundo em 2011 e obteve faturamento de 15,7 bilhões de euros. Pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade, a empresa é líder no setor de produtos químicos.

Segundo o relatório, o conceito de eco-produtos premium desenvolvido pela empresa – que oferecem menor toxicidade, maior eficiência energética e uso eficiente dos recursos naturais – ilustra como vários departamentos colaboram para desenvolver produtos inovadores que contribuam para o crescimento sustentável.

Repsol


Líder em óleo e gás - A liderança no setor de óleo e gás ficou com a petroleira Repsol. A companhia foi qualificada com a máxima pontuação possível do índice DJSI nos critérios de transparência, gestão de riscos e crise, sistema de gestão ambiental, biodiversidade, estratégia frente à alteração climática, refinação e combustíveis limpos, desenvolvimento do capital humano, impacto social na comunidade e envolvimento com as suas partes interessadas. Seu desempenho foi superior ao de outras 26 companhias do setor de óleo e gás, que integram o índice, como a Petrobras.

Lotte Shopping Co Ltd


Líder no setor de varejo - Fundada em 1979, a Lotte é uma das maiores redes de varejo da Coreia do Sul, onde possui 30 lojas, 350 hipermercados e 75 cinemas, segundo o ano fiscal de 2011. Globalmente, tem 127 lojas espalhadas pela China, Rússia, Indonésia e Vietnã.

De acordo com análise, para se diferenciar de seus concorrentes, minimizando seu impacto ambiental, a Lotte tornou-se pioneira no conceito de "Lojas Verdes" entre os varejistas sulcoreanos, oferecendo uma ampla gama de produtos ecológicos e intalações mais eficientes no uso de energia.

KT Corp


Líder em telecomunicações - KT Corp, maior operadora de telefonia e internet da Coreia do Sul, tem o melhor desempenho no setor de telecomunicações no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. O que a coloca nessa posição? “Seu modelo de negócio que favorece a inovação e flexibilidade, permitindo-lhe responder eficazmente às rápidas mudanças tecnológicas e às necessidades dos clientes”, diz um trecho da avaliação. Além disso, a empresa aposta na eficiência energética, usando tecnologia mais verdes para melhorar a eficiência da rede e diminuir o consumo de eletricidade.

Iberdrola SA


Líder em serviços de utilidade pública - A busca por tecnologias limpas e de menor impacto ambiental renderam à espanhola Iberdrola – maior empresa de energia eólica do mundo – a liderança no setor de serviços de utilidade pública. A integração da preservação do meio ambiente em programas estratégicos e na formulação de políticas específicas contaram pontos a seu favor. E os esforços para reduzir a pegada de carbono, por meio de processos de gestão de resíduos, e foco em inovação e eco eficiência dos produtos e serviços, também foram diferencial.

Alcatel-Lucent SA


Líder em tecnologia - Resultado da fusão da empresa francesa Alcatel com a estadunidense Lucent Technologies, a multinacional é a líder do setor de tecnologia pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Em 2011, a empresa investiu 2,4 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. O bom desempenho ambiental é creditado aos esforços coordenados para implementar globalmente inovações ecológicas no segmento de tecnologias da comunicação, como redes mais eficientes e de baixo teor de carbono.

GPT


Líder em imóveis - GPT é um gestor australiano de ativos que oferece um leque diversificado de recursos e produtos que inclui gestão de ativos imobiliários e de infraestrutura. Segundo análise, o compromisso com a conservação do meio ambiente é evidente na integração de medidas de sustentabilidade em todo seu portfolio. A estratégia de mudança climática, juntamente com acompanhamento diligente do uso de energia, permitiu ao grupo implementar os mais eficientes de redução do cosumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa.

GS Engineering & Construction


Líder em construção e materiais - A sul-coreana GS Engineering & Construction é a líder no ramo de construção pesada, pelo DJSI. Com 6.223 funcionários ao redor do mundo, a empresa tem efetivamente aproveitado ferramentas de tecnologia da informação para desenvolver sistemas de gestão com padrões de qualidade social e ambiental elevadas, segundo análise da SAM. “O âmbito de aplicação destas ferramentas reflete claramente a abordagem proativa da empresa com a sustentabilidade, que vai além das preocupações convencionais relacionados com a poluição da água, ar e solo”, diz um trecho do relatório.

Telenet


Líder em mídia - Fundada em 1996 e com sede na Bélgica, a Telenet Group Holding oferece uma gama completa de serviços de telecomunicações, tais como internet banda larga, serviços de telefonia fixa e móvel por meio de uma rede híbrida. Com 2 mil pessoas e faturamento de 1,38 bilão de euros em 2011, a empresa é líder no supersetor de mídia pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade.

Roche


Líder em saúde - A Roche foi classificada como líder na área da saúde pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. A classificação é baseada em uma profunda análise do desempenho econômico corporativo, ambiental e social, levando em conta elementos como governança corporativa, gestão de risco, acesso a medicamentos, mudanças climáticas, padrões da cadeia de suprimentos, envolvimento dos stakeholders e práticas trabalhistas.

Swiss Re


Líder em seguros - O compromisso de longa data da Swiss Re com a sustentabilidade ajudou o grupo a manter sua posição de liderança no supersetor de seguro pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade, diz a SAM. A empresa adota uma abordagem global, o “Cenário de Risco para Sustentabilidade”, que utiliza ferramentas sob medida para identificar, avaliar e controlar grupos de exposição ao risco. Iniciativas no Haiti e na Etiópia ilustram os esforços da empresa no fornecimento de seguro acessível a grupos de baixa renda, aponta o relatório.

O grupo Air France-KLM


Líder em viagens e lazer - No setor de viagens e lazer quem lidera pelo Índice de sustentabilidade da Dow Jones é a empresa aérea Air France-KLM. Apesar da crescente pressão econômica e desafios financeiros, a empresa demonstra seu compromisso com o a sustentabilidade com um desempenho excepcional nas principais critérios de avaliação específicos para o setor aéreo, que incluem medidas de gestão de riscos e crises e gestão ambiental. Ainda segundo a avaliação, a companhia teve papel de liderança na definição da agenda “verde” para a aviação, defendendo o uso de biocombustíveis de próxima geração.



Fonte: Exame



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário