segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Artista italiano pinta grafite que absorve a poluição do ar


Cada metro quadrado da tinha especial da "Philosofical Tree" é equivalente a retirar oito carros das ruas


Philosofical Treena cidade de Bolonha, na Itália: obra absorve o monóxido de nitrogênio do ar ambiente.

Diante de uma paisagem urbana carente de verde, o artista de rua italiano Andreco arriscou um substituto. E o seu grafite representando uma árvore vai além de evocar a natureza ausente: o vegetal pintado também "purifica" o ar.
Trata-se da "Philosofical Tree”, uma árvore de 18 metros que diminui a poluição da atmosfera. Para isso foi usada um tipo especial de tinta em sua criação, chamado fotocatalítico, que absorve o monóxido de nitrogênio do ar ambiente (a mistura de neblina e fumaça que conhecemos como poluição).

De acordo com o artista, cada metro quadrado pintado é equivalente a retirar oito carros das ruas. A obra está na lateral de um edifício em Bolonha, na Itália, e foi criada como parte do Frontier Project, que tem como objetivo descobrir novas formas de arte de rua.

Ainda que o projeto tenha forte simbologia, é importante não esquecer das medidas concretas para combater a poluição da natureza, alertou o artista em seu blog. "Este é apenas um trabalho de arte conceitual, não uma solução. Para uma melhor qualidade do ar precisamos usar menos carros, abandonar os combustíveis fósseis e investir em energia renovável, agora".



Fonte: Exame
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário